terça-feira, 5 de abril de 2022

AS BRIGAS DEPENDEM DO AMBIENTE, A MINHA MÃE DIZIA: “QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM.”

 


 


Ontem, D. Marisa foi

Trabalhar no Distrito,

E quando regressou

Trouxe um cara bonito

 

Para morar conosco.

Obviamente, eu não

Vi quando ele entrou

Escondido pelo portão.

 

Eu, como de costume,

Estava trabalhando

Na Chácara Santa Maria,

Não vi não, entrando  

 

Esse amigo tão bonito

Para morar conosco.

Então, eu comentei:

A senhora trouxe outro

 

Amigo para morar aqui,

Então nada diga,

Se ele com os nossos   

Provocar suas brigas,

 

Está certo, ó D. Marisa?

Quando D. Marisa pôs,

A ração para os amigos,

Digo sinceramente, foi

 

Uma briga entre eles.

Mas o amigo gatinho,

Que chegou em casa

Já era acostumadinho

 

Brigar na rua do Distrito

De Bananeiras.

Então, eu falei sério:

Ó! Deixe de brincadeira,

 

Aqui não é lugar não,

De amigos ficarem sim,

Brigando deste jeito.

Mas tintim por tintim,

 

Eu analisei de onde

Começou essa briga.

Daí percebi que foi

Porque a sua comida

 

Foi sim, tomada pelo

Gatinho de casa,

Como o gato amarelo

Na rua sempre brigava,

 


Sabia dar seus bons

Tapas na cara.

Então, o nosso gato

Foi mexer, ele encara

 

E dá um forte tampa.

Daí então, eu falei:

Meu amigo, por que

Isso você agora fez?

 

Eu botei separado sim,

Para vocês três,

Por que você mexeu?

Se for, apanha outra vez,

 

Porque você não foi

Criado dessa maneira.

Então trate bem sim,

O amigo de Bananeiras

 

Que agora veio morar

Conosco, e alegria

Ele deve sempre ter

Na Chácara Santa Maria.

 

Daí a briga se acabou,  

E os três comeram sim,

A sua ração em paz.

Quando chegou ao fim

 

Da boa ração, foram

Brincar no jardim

Cuidado por D. Marisa.

Se resolve algo é assim,

 

E não, jogando bombas

Nos amigos e irmãos,

Porque tudo é de Deus,

E está em nossas mãos,

 

Cabe cada qual fazer

A sua boa parte.

Assim, seríamos felizes

E seríamos destaque

 

Neste vasto planeta

Intitulado Terra,

Mormente no Distrito,

Meu bom pé de serra

 

Intitulado Bananeiras

Onde nasci, cresci

E vivo com a D. Marisa

Desde quando conheci.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  


Mário Querino 05/04/2022

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...