segunda-feira, 25 de abril de 2022

QUANDO HÁ UMA EQUIPE QUE QUER ORGANIZAR O AMBIENTE, TUDO FICA EM PAZ, ATÉ O FRASCO DE DETERGENTE NA PIA DO CEMITÉRIO DA PAZ

 


 


Eu, Mário Querino, fui

À Sede do Distrito sim,

Fiquei muito satisfeito

E achei bom pra mim

 

O que eu ali observei.

Então, passando sim,

Defronte ao Cemitério

Vi tintim por tintim

 

Uma coisa muito boa

Para o meu Distrito

De Bananeiras, onde

Eu analiso tudo isso

 

E acho uma boa ação

Do Prefeito Dr. Davi,

Do Vereador Sr. Jau

E do meu Chefe daqui,

 

É óbvio, o Sr. Godinho.

Então, eu vendo tudo

Isso aqui no Cemitério

Da Paz, fiz um estudo

 

Sobre o costume sim

Do nosso bom povo

Que, graças ao Senhor,

Tudo está sendo novo,

 

Até o nosso costume,

Pois quando eu era

Criança, adolescente

E jovem nesta Terra,

 

Sobretudo, aqui onde

Ainda estou passando

Uns dias com todos

No cantinho baiano

 

Intitulado Pindobaçu,

Sobretudo no Distrito

De Bananeiras, onde

Nasci e cresci, e isso

 

Eu nunca vi acontecer,

Como vejo hoje, idoso

E usado pelo tempo

Entre este bom povo.

 

Ora, eu observei sim,

Um frasco de sabão

Sobre a pia que fica

No muro, e isso não

 

Ficaria em paz aqui,

Imagina no Cemitério,

Onde ninguém quer

Ser Porteiro. Espero

 

Que continue aqui

Este respeito para

Com coisas públicas,

Ora, se eu fosse cara

 

Jovem, eu não faria,

Porém, muita gente

Derramaria o sabão

Ou esse detergente.

 

Porque no passado

O povo gostava sim,

De conquistar algo,

Mas não zelava assim.

 

Por isso eu, Mario, já

Confesso que, a vida

Cuidada por Prefeito,

E Vereador que lidam

 

Em favor da gente,

A coisa muda sim,

Até vai pro Inferno

O costume ruim,

 

E no lugar fica tudo

Que só nos agrada.

Por isso fico ditoso

Com gente educada,

 

E tem um Prefeito,

Vereador e Chefe

Que cuidam de gente.

Ora, a gente merece

 


Elogiar essa Equipe

Que já joga duro,

E pensa nas vidas

Que virão no futuro.

 

Eu, Mário Querino,

Vendo esse sabão

Sobre a pia, elogio

A boa consideração

 

Do nosso amado povo

Deste bom Município,

Intitulado Pindobaçu,

Sobretudo do Distrito,

 

De Bananeiras, onde

Eu auferi minha vida

Para viver assim feliz

Com a Sra. Marisa.

 

Então, no meu ponto

De vista, quando tem

Um Governo que faz

O melhor também,

 

O povo tem respeito

Pelas coisas públicas,

Ora, sempre vai ter

Alguém que apupa,

 

Mas não é bom não,

Se envolver nisso,

Pois isso tudo vem

Na vida dum Político,

 

Não para lhe erguer,

E sim, para tentar

Tomar sua posição,

Porém, se trabalhar,

 

O cara vence tudo

Contente e na boa.

Porque será visto

Por todas as pessoas

 

Que têm a boa visão

E quer ver o Município

Bem organizado sim,

Sobretudo o Distrito

 

De Bananeiras, onde

Eu aprecio as obras

Com um bom olhar,

E vejo coisas novas

 

E algo já reformado.

Então, isto dá sim,

A entender que, já

Melhorou para mim

 

E também para você.

Agora, já contentes,

Vamos elogiar caras

Que cuidam de gente.

 

Não estou dizendo

Que eles são tudo

Ou melhores que

Os outros, estudo

 

Os costumes sim,

E vejo que a coisa

Já anda diferente,

Aquelas ações doidas

 

Que eu notava antes,

Já fugiram da gente,

Não ficaria em paz

Este bom detergente.

 

Ninguém é bom não,

Nem Jesus Cristo,

Aceitou alguém dizer:

“Bom Mestre.” Isto

 

Dá a entender ao sábio

Que somos iguais,

A gente só é melhor

Naquilo que se faz.

 

Mas somos sujeitos

À paixão, ao ciúme,

À mesma cultura

E ao mesmo costume.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 25/04/2022


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...