domingo, 3 de abril de 2022

HÁ GENTE QUE QUER CERTIFICADO PRA SE EXIBIR COMO EDUCADO, MAS HÁ QUEM QUER SER DOUTOR DA SUJEIRA, ESSE É INFELIZ

 


 

Mário Querino 03/04/2022

É domingo, e fui fazer

Trabalho voluntário,

Claro, como Pedreiro,

Por ser necessário.

 

Então, eu não queria

Glosar em Bananeiras,

Porém, quando eu vi

Na Estrada a sujeira,

 

Um verme coçou sim

A minha língua,

A ponto de eu perder

O controle, e ainda

 

Ficar decepcionado

Com essa gente sim,

Que não tem noção

Do que faz, o ruim

 

Sim, para si mesmo,

E para os outros.

Ora, eu sou um cara

Muito, muito louco.

 

Mas ainda tenho sim,

Acuidade no Distrito,

A ponto de não jogar

Essa imundícia (lixo)

 

Na beira da Estrada

Onde muita gente

Passa fazendo sim,

Passeata contente.

 

Ora, eu passo o dia

No cabo duma foice,

Roçando sim a beira

Da trilha, até de noite

 

Procuro deixar sim,

Esta Estrada limpa

E também iluminada.

O povo já pressinta

 

O tamanho da falta

De educação e saber.

Agora, eu pergunto

Ao povo e a você

 

Que jogou este lixo:

O Prefeito, Vereador

E Fiscal, têm culpa?

Objetem por favor.

 

Na minha concepção,

Não há necessidade,

Ninguém jogar lixo

Fora da localidade.

 

Porque o caminhão

Passa duas vezes sim,

Por todas as ruas.

Então, objetem a mim,

 

Se tem necessidade

De gente praticar isso

Na beira da trilha que

Eu roço por capricho.

 

E o pior de tudo isso

É, quando chover,

A aguaça leva tudo

E todo mundo vai ver

 

Espalhado nas ruas

Do nosso bom Distrito

Titulado Bananeiras.

Ora, até Jesus Cristo,

 

Se passasse hoje por

Aqui, Ele diria assim:

“Que povo imundo é

Esse! É muito ruim,

 

Fazer esta tal sujeira

Na trilha que há luz,

E muita gente faz

Caminhada.” Jesus

 

Ainda não passou

Por esta Estrada não,

Mas Ele inspira bem

O meu terno coração,

 

Para eu descrever sim,

Esta frase nua e crua:

“Nem criança de Creche

Forma um lixão na rua

 

Ou numa Estrada não.

Quem já tem jogado

Este lixo na Estrada

Merece o Certificado

 

De Doutor da Sujeira.

E se for Doutor disso,

Está em lugar errado,

O seu lugar é no lixo.

 

Não deve morar onde

Tem gente educada,

Que faz boa limpeza

Onde fazem passeata.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

 

“Quem gosta de dar alegria aos outros, consegue que os outros façam o que lhe dá alegria.” (São João Bosco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...