sábado, 30 de julho de 2022

POR QUE SÓ HÁ UM MÁRIO NO DISTRITO DE BANANEIRAS?

 


 

Mário Querino 30/07/2022

Como surgiu o nome

De Mário no Distrito

De Bananeiras, onde

Não há xará? Explico

 

Tintim por tintim

Neste admirável dia:

O nome Mário veio

Por meio de uma tia

 

Intitulada D. Zizinha,

Que queria pôr sim

No segundo filho

De mãe, achou ruim

 

O pai, já influenciado

Por nome dum filho

Do amigo, diferente

E com outro brilho.

 

Eu não vou citar não,

Esse nome, por ética,

E ser agora de Deus,

Seu apreciado Poeta.

 

Porém, entre Família

Cito nome do irmão

Que auferiria o nome

Mário, contudo, não

 

O recebeu, pois o pai,

Indicou José Euclides.

E assim, ele viveu até

67 anos, como Quide.

 

Depois a minha mãe

Fecundou de novo,

E o plano era colocar

Mário, para o povo

 

Conhecer e chamar,

Mas quando nasceu

O bebê, foi mulher,

Seu plano não valeu.

 

Depois minha mãe

Deu à luz, e quando

Indicaram o Mário,

Foram sim, botando

 

Seu nome de Pedro,

Após veio a gravidez

E de novo, um bebê

Mulher, e dessa vez

 

Não deu, e logo veio

Mais uma, ao nascer,

Eram duas mulheres,

Não tinha como ser

 

Mário. Ora, por fim,

Veio outra gravidez,

E por ser um doente,

O Mário desta vez

 

Não teve escapatória,

Batizado e registrado

Fui com o nome forte:

“Mário” de significado

 

Viril, austero até com

Os erros que cometo.

Sou capaz de realizar

Com prazer e apreço,

 

Só quando deixo isso

Na boa o que estou

Fazendo e me liberto,  

Seja do jeito que for.

 

Então por ser Mário

O meu nome, sofro

Muito neste Distrito,

Porque não há outro

 

Pra competir comigo.

Então acho que sou,

Um cara já rejeitado

E só quem suportou,

 

Suporta e suportará,

É o que acho na vida,

Que até aqui ainda

É firme, é D. Marisa.

 

Já entendeu por que

Sou assim diferente?

Porque até o nome

Usado por essa gente

 

Não ficou aceito, eu

Já ser pela primeira

Indicação no Distrito

Titulado Bananeiras.

 

Mas agora, já estou

Amando meu nome,

Que até hoje é único,

Não há outro homem

 

Com este nome meu.

Se aparecer é fofoca,

O povo avalie, se não

For eu, dê as costas.

 

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

É brincadeira irmãos,

Eu me sinto mal

Por viver na solidão.

 

Cara, tem tanto José,

João, Antônio, Pedro,

Paulo, e só um Mário?

Me elucide o segredo.

 

Mário Querino – Poeta de Deus       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...