domingo, 31 de julho de 2022

QUEM TIVER INTELIGÊNCIA PRA IR MORAR NO CÉU, VÁ INDO, E DEIXE EM PAZ O MÁRIO QUERINO

 


 

Mário Querino 31/07/2022

Hoje, eu relato aqui

Que, o homem rico

Não é quem tem

Grana. Ora, explico

 

Já tintim por tintim:

Ó cara, um servente

Contou uma história

Pra mostrar a gente

 

Que ser muito rico,

Não quer dizer feliz.

Ora, com sabedoria

Contou neste país

 

Determinado fato:

“Certo empresário

Tinha na Empresa

Muitos funcionários

 

E ralavam debaixo

De sol e chuvas

Com boa disposição,

Meio-dia, sem dúvida,

 

Pegavam felizes sim

A sua boa marmita

No abençoado dia,

E o patrão triste fica,

 

Não por ter dó não,

Dos bons serventes,

Mas pelas marmitas

Com os ingredientes:

 

Feijão preto, carne

De porco e linguiça,

E tudo mais que ele

Via nas marmitas.

 

E com olhar penoso

Falou em voz alta:

‘Queria ser 1 desses,

Pra comer, só massa

 

Posso comer agora,

Pois tenho problema

No estômago, e não

Como. Entendam

 

Que o meu desejo é

Ser 1 entre vocês aí,

Porque tenho tudo,

Faço tudo por aqui,

 

Porém, essa comida

O meu organismo

Não aceita, e gosto

Disso tudo, amigos.

 

Então a felicidade

Não é ter dinheiro

Bastante, e sim,

Comer o dia inteiro

 

Aquilo que gosta

Com prazer e ledice.

Então, sou um rico,

Contudo, vivo triste.

 

Por isso vocês façam

De tudo para não

Perder a saúde aqui,

E poder comer feijão

 

Com carne de porco

Dentro. Isso é sim,

Muito bom pra vocês,

E desgosto pra mim.

 

Pois com tanta grana

Que eu tenho não

Posso comprar saúde

E poder comer feijão

 

Com carne de porco

E o mais necessário

Para alegrar a alma

De um empresário.   

 

Então, para que tudo

Isso que eu tenho

Neste planeta Terra,

Se fruindo não venho?

 

Acham que isso é ser

Feliz, eu ter dinheiro

À vontade e passar

O meu tempo inteiro

 

Só desejando comer

Feijão preto, feijoada

E tudo que eu gosto,

Mas não como nada?

 

Pra que essa riqueza

Na minha vida, se é

Triste o meu viver,

A minha alma quer

 

Se alegrar, contudo,

Não posso contribuir,

Ainda tendo grana

À vontade aqui?  

 

O dinheiro compra

Tudo sobre o Chão,

Porém, a felicidade

Não depende dele não’.”

 

Daí o bom servente

Concluiu sua história:

“É verdade, senhor,

Saúde é nossa glória,

 

Por isso ralamos sim

Com desempenho,

Eu não tenho grana,

Mas o melhor tenho:

 

Saúde para trabalhar,

Comer e beber pinga

No boteco do amigo

Que mora na Itinga.”

 

Toda segunda-feira,

Um lote de peões vão

À Sede de Pindobaçu

Na topik do irmão

 

Nininho, vão no ônibus

Do irmão Sandoval,

E em carro próprio,

Lá fazem um festival,

 

Com carne, linguiça,

Cerveja e muita pinga,

Na Sede de Pindobaçu

E na cidade da Itinga.

 

Isso é coisa boa sim.

Quando morrer virará

Pó, a alma e espírito

Só Deus deles cuidará.

 

Eu acho melhor viver

Assim, do que ficar

Só camuflando a vida

Crendo que enganará

 

Com a sua máscara.

Deus já fez o Homem

E a Mulher, e tudo

Que já tem nome:

 

Feijão, carne, cerveja,

Pinga para nós sim.

Noé já se embriagou,

Ló também, e em fim,

 

A cerveja e a cachaça

São para os homens

E não, para animais.

A comida com nomes

 

Diferentes, também

Foi feita pra pessoa.

Agora, cabe a gente

Ter o controle e boa

 

Educação nessa hora

Do uso. Por que eu

Sou sim, moderado?

Porque o corpo meu

 

Não aceita nada disso.

Mas o que eu posso,

Uso, sem problema,

Eu não tenho negócio

 

Preso com ninguém.

Por isso vivo isolado,

Esse negócio de ser

Um cara controlado

 

Por quem já faz algo

Pior do que eu aqui,

Não, já deixo a alma

Para Deus decidir.

 

Pois não sei como é

A outra convivência

Depois que morrer,

Se tens inteligência

 

Pra ir morar no Céu,

Sem inveja, vá indo,

E deixe aqui em paz

O Mário Querino.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...