sexta-feira, 17 de novembro de 2017

MEUS CAROS CONTERRÂNEOS, SE VIGOREM PARA APRENDER

Poeta Mário Querino 17/11/2017


Sempre ouvia falar ditos
Das pessoas mais idosas,
Que viviam no Distrito
Exortando as mais novas:


“Meus caros conterrâneos,
Se vigorem para aprender,
Pois neste lugarejo baiano
Precisarão ler e escrever.”


Um dava forte gargalhada
E claro, outro dizia assim:
“Meu caro vovô, que nada,
Estudo não é para mim.


Vou perder o meu tempo
Lendo livros e ouvindo
Os professores dentro
De uma sala induzindo


Eu aprender a escrever,
A ler e contar também?
Isso não vai me enaltecer,
Só tira o tempo que tem


A gente para desfrutar...
E não sou nenhum besta
Para preso na sala ficar
E quebrar minha cabeça


Vendo letras e números,
Enquanto eu posso obter
Um determinado rumo
Sem carecer eu escrever,


Ler e contar também.”
Então eu ouvia tudo isso
E dizia assim: razão tem
Os mais senis do Distrito.


Daí eu botei na cabeça
Que queria ser Doutor.
Comecei a estudar letras,
E números com amor


E pensei: vou conseguir,
Se o Senhor Deus quiser.
Então atrás eu corri
Com determinação e fé.


Mas como eu era pobre,
E nesse tempo o Colégio
Era para o povo nobre
E quem tinha o privilégio,


Só aos 14 anos o Senhor
Tocou no coração
De D. Hilda, que notou
A minha boa vocação.


Então ela como Diretora,
Motivou aos meus pais,
Por ser a ex-professora
Que me admirava demais.


Com muita conversa,
Meu pai fez um sacrifício
E abriu a grande brecha
Para eu ser no Distrito


O que agora eu já sou.
Claro, só ganho 1 salário,
E dou graças ao Senhor,
Pois desejo ser voluntário.


Passei 20 anos sem voltar
Ao Colégio, claro sem ter
Segundo Grau, que está
Fácil demais para se obter.


Na primeira oportunidade
Conclui o Magistério,
Realmente, na verdade,
Para mim foi um mistério.


Depois de mais 15 anos
Voltei a estudar feliz
Teologia, e já findando
O Curso que sempre quis,


Ingressei na Faculdade
De Bacharel em Teologia.
Não importa a idade,
Vou realizar com alegria


O meu melhor sonho.
Quero mudar o emprego?
Não. Eu não me disponho,
Ninguém tenha medo,


Eu não tomarei o lugar
De ninguém no Distrito.
Só quero ao povo revelar
Que ouvi bem os ditos


Das pessoas mais idosas
Que visavam meu futuro,
Com citações virtuosas
E por ouvir vivo seguro.


Hoje eu já pego a Bíblia
E entendo o que Deus
Mostra para minha vida
Ser boa no lugarejo meu.


Deus tem um propósito,
E devo lutar até o fim.
Claro faço o que gosto
E ninguém tira de mim.


É da minha natureza,
Gosto de lidar voluntário,
Invisto bem, com certeza,
Vai todo o meu salário,


Contudo, me sinto feliz,
Porque faço o que gosto,
E neste cantinho do país
Deus tem um propósito.


Então não posso parar,
Ora, enquanto eu não ver
O meu tempo findar
Com fé, alegria e prazer.


Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACHA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA? LEIA A BÍBLIA E PROCURE ENTENDER A TRILHA QUE ELA ENSINA

  Mário Querino 28/03/2024 Veio pensamento Na minha cachola, E fiquei momentos Refletindo: e agora,   O que eu vou fazer? O...