segunda-feira, 15 de abril de 2019

O QUE ACHAS DE GENTE QUE BEBE VINHO E PINGA?

Poeta Mário Querino 15/04/2019



Alguém quis testar minha
Ideologia sobre a cachaça.
Então perguntou assim:
“O que neste tempo achas


De gente que bebe vinho
E pinga no planeta Terra,
Sobretudo, no Distrito,
Nosso bom pé de serra?”


O que responderei agora
Com sabedoria e caráter?
Certamente vejo que não
É descomunal, claro, até


Estando controlado sim,
Porque é curtição normal.
A cachaça é para gente,
E não se faz para animal,


A não ser, pra esse povo
Beber e se alegrar.
É óbvio, o sábio Salomão,
Só pediu para não se dar


Ao vinho, porque ele é
Escarnecedor e a bebida
Forte é alvoroçadora,
E traz dano para a vida.


Maria viu faltar o vinho
Na festa do casamento, lá
Já estava desanimado sim,
E começaram a se retirar.


Daí, Maria preocupada,
Foi comentar ao Senhor,
Ora, dizendo bem assim:
“Filho, o vinho já acabou,


A festa está desanimada,
Os chamados estão indo
Se embora, o que fazer?”
Jesus lhe olhou sorrindo


E disse: “Não é a hora.”
Mas logo resolveu tudo.
Mandou os serventes
Pôr água... E sem estudo


Transformou em vinho,
E a festa ficou animada
Com o vinho agradável,
É óbvio, vindo da água.


O Apóstolo Paulo avisou:
“Não beba somente água,
Mas tome também vinho
Pra evitar doenças.” Nada


Que o homem faz tem
Uma finalidade contra
Ele. Pode ser até ruim
Pra uns que encontram


Algo complexo na vida.
Porém, para quem faz
É a melhor coisa surgida
Na existência que traz.


Agora, eu indago assim:
A Santa Ceia sem vinho,
Tem algum sentido,
Ainda sendo pouquinho


Do mesmo vinho usado
Por quem bebe bastante?
Num aniversário que usa
Bebidas, seja refrigerante,


Não é pra alegrar o povo?
Quem beber demais,
Não poderá passar mal
E envergonhar quem faz


A festa de aniversário?
Então, eu não bebo,
Mas quem bebe alegra
O coração, isso percebo.


Por que eu não bebo
Vinho nem bebida forte?
Por me controlar, e vício  
Não me dar a boa Sorte.


Ora, quem sabe, eu tome
Hoje um copo de vinho,
Obviamente em casa,
Quando estiver sozinho.


Amanhã, já convide sim,
Um amigo para beber,
E depois ele me seduza
Para no Bar eu aparecer.


Por fim, eu já encontre
Vários amigos no Bar.
Daí o dia fique curto,
Volte se forem buscar,


Ainda dando trabalho
Para a esposa levar
Ou filho envergonhado
Por já ser velho e ficar


Sim, dando mal exemplo
Para filhos e neto.
Então é melhor eu não
Beber e ter o intelecto


Cônscio do que pratico
No Distrito de Bananeiras.
Afinal de contas, não
Vejo nenhuma maneira


De me regozijar assim,
Usando vinho e cachaça.
Porque é uma alegria
Que só traz desgraça,


E tudo isso, logo se vai.
Quando a festa passa,
Fica todo acabrunhado
Por causa da ressaca.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ACHA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA? LEIA A BÍBLIA E PROCURE ENTENDER A TRILHA QUE ELA ENSINA

  Mário Querino 28/03/2024 Veio pensamento Na minha cachola, E fiquei momentos Refletindo: e agora,   O que eu vou fazer? O...