quinta-feira, 18 de abril de 2019

QUEM DISSE QUE GUARDA-CHUVA FAZ O MESMO PAPEL DA SOMBRINHA?

Poeta Mário Querino 18/04/2019



Eu andava pela praça
Com um guarda-chuva
No meu braço direito,
Sol quente, sem dúvida.


Daí alguém grita assim:
“Abre o guarda-chuva,
Ó meu senhor, o Sol
É quente, sem dúvida!”


Daí olhei para alguém
E disse: Como vou abrir
O guarda-chuva, se não
Está chovendo, e aqui


O Sol está é quente?
Seria um besta, se eu
Abrisse guarda-chuva,
Se ainda não choveu.


Não seria melhor usar
Sim, uma sombrinha?
Alguém pode inquirir:
“Não é um só, bestinha?”   


O que redarguir agora?
Claro, com inteligência
Eu respondo o certo:
Pela minha experiência


De 57 anos nesta Terra,
Guarda-chuva protege
A gente de uma chuva,
Estudando consegues


Discernir da sombrinha.
Se separas Maria José
De José Maria, tem sim,
Inteligência e claro, é


Uma pessoa sabida,
Ao oposto, José Maria
Fique contigo, ó amigo,
Que eu ficarei todo dia


Com Maria José, certo?
Guarda-chuva pode ser
A mesma sombrinha,
Mas hoje, posso dizer


Que será chamado sim
De sombrinha, porque
É um dia de Sol quente,
Sem aspecto de chover.


Mas se chover chamarei
Sim de guarda-chuva,
Sem receio de errar
E sem nenhuma dúvida.


A Maria José está sim,
Para servir ao homem,
O José Maria, a mulher,
Ora, é o mesmo nome.


Assim o guarda-chuva
É para a chuva que cai,
E a sombrinha é sim,
Para quando o Sol sai.


Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO É BOM SE ILUDIR DEPOIS DE VELHO

    Mário Querino 27/03/2024 Ora, eu ouvindo sim, Um Pregador falar Que os aposentados Devem curtir e viajar,   Pois se junta...