quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O QUE FAZER PARA EVITAR AS FOFOCAS? ORA, OCUPAR A MENTE COM ALGO BOM

 


 

Mário Querino 22/10/2020

Alguém assim inquiriu:

“Como evitar a fofoca?”

O que eu devo objetar?

É clara minha resposta:

 

Não tem coisa melhor

Para se evitar a fofoca,

Do que não frequentar

Assiduamente a porta

 

De vizinho e rodinha

De gente que fica sem

Fazer nada, a não ser,

Falando mal de alguém.

 

Pois quando a pessoa é

Gente boa, ninguém

Gosta de elogiá-la aqui,

Para ela se sentir bem.

 

Mas acha que a pessoa

É antipática e não gosta

De ficar com ninguém,

Contudo, evita a fofoca.

 

Ora, se uma pessoa quer

Viver distante de fofoca,

Obviamente, é preciso

Não conviver nas portas

 

Dos parentes, vizinhos,

Amigos e conterrâneos.

Por isso sempre ocupo

Neste cantinho baiano

 

O meu encéfalo aonde

Acumula os aforismos

Que me trazem alegria

Entre parentes, amigos,

 

E patrícios que tenho

No planeta Terra,

Principalmente aqui

No amado pé de serra.

 

Então, pra ser parente,

Amigo, vizinho e patrício,

Não precisa ficar assim,

Sendo um cara assíduo

 

Na calçada entre grupo

De gente ou na porta

De vizinho toda hora,

Isso só nos traz fofoca.

 

Minha mãe dizia assim:

“Boa romaria faz quem

Em sua casa está em paz.”

Ora, acho difícil alguém

 

Se controlar no assunto

Tratado entre parentes,

Amigos e conterrâneos,

Porque a nossa mente

 

Vazia é a casa do Diabo,

Assim, minha mãe dizia

Também. E o que mãe

Me falava, com ironia

 

Objetava: Mãe, o Diabo

Não tem nenhum poder

Sobre a minha mente.

Contudo, eu pude ver

 

Que, a minha loucura

Ocorreu exatamente

Por eu não ter ocupado

Sempre a minha mente.

 

Sempre vivia querendo

Algo de bom na vida,

Sempre eu orava aqui,

E a coisa má-sucedida

 

Na minha trilha que eu

Seguia, até então.

E o Espírito Santo disse:

“Rezar ou orar sem ação,

 

Não chegarás a nenhum

Lugar no planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Seu amado pé de serra.”

 

O que eu fiz para evitar

As intimidantes fofocas?

É claro, procurei ocupar

A mente, sair das portas

 

Pra cuidar do meu viver,

De minha Varoa querida,

De meus filhos, netos,

E de quem mais precisa.

 

Só assim, meu costume

Foi de fato, modificado,

E a minha mente não é

Mais uma casa do Diabo,

 

Para viver repleta sim,

De fofocas e de motins.

Contudo, sou o mesmo,

Mas longe de algo ruim.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...