terça-feira, 6 de outubro de 2020

TRABALHAR SEM PERDER TEMPO, NÃO QUER DIZER QUE SEJA CUPIDEZ

 


 

Alguém indagou sim:

“Por que ralas como

Louco, sendo público,

E de nada é dono?”

 

Daí eu olhei no olhar 

De alguém e objetei:

Porque aufiro salário,

E sempre eu achei

 

Que o Salário Mínimo

É sim muito dinheiro,

Pra auferir sem fazer

Nada no mês inteiro.

 

Claro, não seria lícito

Ficar aqui de braços

Cruzados com tempo

De preparar o espaço,

 

E deixar tudo horrível.

Então, acho melhor

Fazer as coisas sim,

Para não ficar pior

 

O recinto público.

Podes até perguntar

De novo assim:

“Não mereces ganhar

 

Mais outro salário?”

O que eu objetar

Desta vez, ó cara?

Se um salário já está

 

Muito pelo que faço,

Achas que vou querer

Dois salários em troca

De nada? Devo fazer

 

Alguma coisa no valor

De dois salários.

Ora, faço isso e aquilo

Para ter o necessário

 

E para melhor ganhar

O meu salário digno.

Porque não acho lícito

Os filhos de amigos

 

Chegarem na sua casa

E comentarem assim:

“Pai, estão morrendo

As plantas do jardim

 

Da minha boa Creche.”   

Daí o pai lhe objetar:

“Por que, ó filhinho?”

Daí o filho podia falar:

 

“Por lhes faltar água.”

Daí o pai diria assim:

“O que faz o Porteiro,

Que deixa esse jardim

 

Assim sem cuidados?”

Outro diria na sua casa:

“Pai na minha Creche

Há lâmpada quebrada.”

 

O pai diria: “Por que isso

Segue, não é Eletricista

O Porteiro? Por que

Não troca, se só fica

 

Lá sem fazer nada?”

Outro diria admirado:

“Pai, na Creche tem

Um cano quebrado.”

 

O pai diria: “Por que

Ainda não consertou,

O Porteiro não é um

Ótimo encanador?”

 

Outro chegaria e dizia

“Pai, na Creche tem

Um buraco grande.”

O pai falaria também:

 

“Por que ainda não foi

Tapado? O Porteiro

Também não é

Um ótimo Pedreiro?”

 

Outro com boa visão

Comentaria ao pai:

“Pai, o muro da minha

Creche está demais,

 

Seria bom se pintasse.”   

Então o pai por amor

Ao filho que é sabido,

Diria: “Não é bom Pintor

 

O Porteiro da Creche?

Se fica sem fazer nada,

Por que ele não pinta,

Ou dar uma caiada?”

 

Outro chegaria e dizia:

“Papai, só lixo eu vi

Lá na Rua da Creche.”

O pai diria: “Não é Gari

 

O Porteiro, por que

Ele não pega esse lixo

E joga fora? Pois fica

Lá sem compromisso

 

A não ser, passar sim,

Os dias da semana

Ocupando uma vaga

Só a fim de ter grana.”

 

Outra chegaria na sua

Casa e pra mãe dizia:

“Mãe, hoje foi um dia

Pra mim sem alegria.”

 

A mãe indagaria sim:

“Por que filhinha?” Ela

Diria: “Pois briguei com

A colega e ganhei dela

 

Uma mordida no dedo.”

A Mãe diria: “O Porteiro

É Bacharel em Teologia,

Por que não dar conselho

 

A você para não brigar?”

Outra chegaria na sua

Casa e falaria pra mãe:

“Mãe, já está quebrada

 

Uma porta da Creche.”

A mãe indagaria assim:

“O Porteiro é carpinteiro,

Por que ele deixa ruim

 

A porta da sua Creche?”

Assim, passo a semana,

E se eu fosse sim, visar

Somente a grana,

 

Já teria deixado de ser

Um Porteiro no Distrito

Intitulado Bananeiras.

Mas aprendo de Cristo,

 

Que o conhecimento é

Para mim melhor que

A grana, pois ainda sem

Grana eu posso fazer

 

Algo de bom em prol

Da Comunidade,

Porém, se eu ganhasse

Mais grana, a realidade

 

Seria outra nesta Vida

Que me leva assim

Humilde e amoroso,

E Jesus gosta de mim,

 

Assim mesmo com

Este jeitão caipira.

Por isso a Musa vem

E com júbilo inspira

 

Minha alma poética

No planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Então, ó cara, se eu

Fizer algo, não serei

Reconhecido por ti,

E se não fizer, estarei

 

Sendo por ti criticado.

Ora, faço o que gosto,

Ainda voluntário,

Por ser bom negócio.

 

Agora, por que eu vou

Visar só o bom salário,

Se não viso ostentação

E já sou Funcionário

 

Com vida bem melhor

Do que eu tinha antes

De ser servidor público?

Seria pior neste instante,

 

Se eu fosse Funcionário

Totalmente desonesto,

Ainda que eu fosse sim,

Repleto de sucesso

 

E vivesse na regalia

No planeta Terra,

Principalmente aqui

No meu pé de serra.

 

Eu não seria um cara

Tão feliz neta Vida,

Como eu já me acho

Ao lado de Marisa,

 

De Alejandro, de Acaz,

De Luisiane, de Vanessa,

De Brad e de quem

Esperamos no Planeta,

 

Que brevemente estar

Chegando para trazer

Uma grande alegria

Com Amor e Prazer.

 

Por isso eu ralo feito

Um louco, só para dar

Bom exemplo a turma

Que precisa trabalhar.

 

“Porque, quando ainda

Convosco, vos ordenamos

Isto: se alguém não quer

Trabalhar...” Ora, falamos

                                 2Ts 3:10

 

Cônscios de tudo isto,

Porque é a realidade

Que oferece o Mundo

Pra toda a Humanidade.

 

Mário Querino - Poeta de Deus  

 

Mário Querino -Poeta de Deus 06/10/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...