sexta-feira, 24 de março de 2023

NEM TUDO É FÁCIL COMPREENDER, MAS O INTELIGENTE PERCEBE BEM

 


 

Mário Querino 24/03/2023

Alguém inquiriu assim:

“Por que há pessoas

Idosas no poder, se há

Tantos jovens à-toa,

 

Com agilidade e saber,

E ainda inteligentes?”

Ora, o que vou objetar

Agora para essa gente?

 

Somente isso, amigos,

Parentes e patrícios

Em nome do Senhor

E Lente Jesus Cristo:

 

Sabemos que existe

Um decreto que já dá

Direito aos idosos

E crianças, isso está

 

Nas normas do País

E ninguém vai mudar.

Se eu tenho 60 anos

Tenho direito de ficar

 

Na frente da fila sim,

Para receber grana,

Pagar alguma coisa

E onde a gente chama

 

De Hospital, porém

Para trabalhar não há

Esse direito de ficar

Para trás. Por isso está

 

O mundo cheio sim

De idosos trabalhando

E jovem sem fazerem

Quase nada, ficando

 

Com sua mente vazia

E praticando asneiras,

Sobretudo no Distrito,

Claro, de Bananeiras.

 

Então, há direitos sim,

Para idosos e crianças,

Ora, para alguns fins,

Mas não pra lideranças

 

Onde deveriam sair

E jovens tomarem sim,

O lugar. Mas por que

No Mundo é assim?

 

Porque os pais não são

Capazes de ensinar

Aos filhos e filhas hoje

Em dia. Seu exemplar

 

Faz com que a criança,

Adolescente ou jovem

Ficar de fora do poder

Pois eles não podem

 

Assumir uma Cadeira,

Por falta de exemplo

Dos próprios papais,

Por isso eu enfrento

 

Uma crítica forte aqui,

Por ser um idoso e ter

Uma família diferente,

Porque ensino a viver,

 

Dou exemplo de pai,

Cristão e de idoso sim,

Se trabalho é por que

Ainda não veio a mim

 

Esse bom direito não,

De desocupar esta vaga

Para deixar trabalhar

Com fé e feliz a moçada.

 

Mas quando eu tiver

Esse direito eu pararei

De ganhar salário com

Suor como já ganhei

 

E ganho até hoje sim.

Porque quando chegar

O meu direito, deixarei

A vaga para o filho ficar,

 

Pois ainda está jovem,

E D. Marisa deixará

Para o outro, que já

Preciosa trabalhar

 

Até chegar seu direito

De ocupar essa vaga.

Então, se o pai e mãe

Derem para a moçada

 

Um bom exemplo,

O seu direto será sim

Cumprido na Terra,

E não será para mim

 

Compelido me pagar  

Após 60 anos na Terra,

Sobretudo no Distrito

Meu bom pé de serra.

 

Porque sou cônscio

Que o idoso tem sim,

Essa prioridade, mas

Só no papel, para mim

 

Ainda não funcionou.

Volto atrás e digo sim:

Têm idosos que são

Ambiciosos até o fim,

 

É morrendo de velho

E querendo a vaga

Nos setores onde

Pode lidar a moçada.

 

Então, para mim a Lei

Não exibe não, efeito.

Por isso os idosos  

Trabalham desse jeito,

 

Uns por ser obrigados

E outros por ganância,

E ficam inclusos na Lei

Dos idosos e crianças.

 

Ora, se podem ralar

Para ganhar dinheiro,

Também devem ficar

Na fila o dia inteiro

 

Para receber o salário,

Pagar o que deve

E esperar a consulta.

O inteligente percebe

 

Que a Lei não faz efeito,

Enquanto os idosos

Agirem na Terra

Pensando desse jeito.

 

Quer dizer, que não há

Força para esperar

Dinheiro, pagar dívida

E tem para trabalhar,

 

Tomando o lugar de um

Ou uma jovem? Ora,

Não engulo isso calado,

Nem que eu vá embora

 

Deste vasto planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo do Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

E o pior disso tudo,

É ganhar o salário sim,

De sua aposentadoria

E seguir até o fim

 

Ganhando do labor,

Enquanto os jovens

Estão sem nenhum.

É certo? Isso pode?

 

Crucifiquem-me sim,

Mas não fico calado,

Porque Deus e eu

Achamos isso errado.  

 

Mário Quirino – Poeta de Deus


“Se não juntou quando era jovem, agora, que vai juntar já velho?”  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...