quinta-feira, 30 de março de 2023

SEMPRE UM RELATO DURO DOE EM ALGUÉM, MAS LOGO APÓS FAZ BEM TER OUVIDO

 


 

Mário Querino 30/03/2023

Às vezes a gente faz

Um relato e alguém

Pode achar duro sim,

Mas nesta vida tem

 

Gente que precisa ter

Essa devida coragem

Para relatar com fé,

Vigor e boa vontade.

 

Ora, doa a quem doer,

Até sim, em si próprio,

Porque nada deve

Ocultar, se o negócio

 

Pesar na consciência

De quem aqui já deve,

Não tenho nada a ver,

E para mim está leve.

 

Ora, eu não sou não,

Aqui nenhum menino,

Para eu não sentir

No espaço nordestino

 

Remorso quando eu

Erro no pensamento,

Nas palavras e ação.

Ora, meu sofrimento

 

Neste vasto planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra,

 

É lícito, pelo que eu fiz

Faço e já penso aqui

No cantinho do Brasil,

País onde eu nasci,

 

Cresci e vivo bem feliz

Com a minha vida

Ao lado desta Mulher

Intitulada D. Marisa.

 

Ora, se eu fosse santo,

Não sofreria assim,

Mas volto e comento:

A dor que vem a mim

 

É bem menor do que

A que já veio e vem

Aos homens santos.

Ora, na Terra não tem

 

Ninguém livre não,

Desse tal sofrimento.

Jesus Cristo sofreu

Desde o nascimento.

 

Ora, tem uma pessoa

Que nunca sofreu

No planeta Terra,

É quem não nasceu.

 

É óbvio, quem aceita,

Sofre bem menos.

Por isso não ligo

Pro sofrer, já entendo

 

Que a vida é melhor  

Encarando tudo

Na boa do que eu

Buscar algo absurdo.

 

Às vezes uma pessoa

Procura o sacrifício

Somente por ilusão.

Quem nos dará isso

 

Ou aquilo sem visar

Um bom retorno?

Quem não percebe?

Somente quem é tolo.

 

Obviamente me veio

Gente oferecer algo,

Com palavras bonitas,

E entrei no diálogo

 

Com palavras simples,

E acabei sufocando

As palavras que ouvi

No cantinho baiano

 

Titulado Bananeiras.

Por que eu sufoquei?

Porque eu fui direto

Dizendo: não gostei,

 

Por isso eu não quero!

Daí então, fiquei só

No meu cantinho

Usufruindo o melhor.

 

Com mais um tempo,

Vi alguém clamando

E arrependido sim

No cantinho baiano.

 

Então, muitas vezes

Quem causa a dor,

É a gente mesmo,

E não, o meu Senhor,

 

Que quer nos ver

Ditosos da vida.

Por isso tenho razão

De elogiar D. Marisa,

 

Ainda com vida sim,

No planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Porém, eu já aprendi

Que, não devo não,

Gabar gente antes que

Morra. Por que então?

 

Porque ao receber

O poder, logo muda

De procedimento sim,

E olvida, sem dúvida.

 

Pelo que a D. Marisa

Já fez sim, por mim,

Ainda que haja aqui

Decepção, até o fim

 

Viverei ditoso da vida,

Por ter bagagem boa

Para me nutrir entre

Estas ternas pessoas

 

Que vivem no planeta.

Por isso vigio e oro,

E quem sabe é Deus,

Porque eu já imploro.

 

Ora, a minha palavra,

Pode ser dura e doer,

Mas minha intenção

É mostrar bom viver

 

Ainda que alguém

Fique contra a mim,

Porém, depois virá

Dizendo bem assim:

 

“Cara, você tem razão

De escrever assim,

Pois agora eu estou

Com meu viver ruim,

 

Eu achava que você

Era cafona, careta

E tabaréu da roça,

Que neste Planeta  

 

Vive somente para

Escrever poesias

Que são duras para

A gente hoje em dia.

 

Talvez, se eu tivesse

Te ouvido na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Amado pé de serra,

 

Eu não estaria agora

Sofrendo esta dor,

Mas se sofro, por ser

Sim, um merecedor.”

 

Mário Querino - Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...