sábado, 28 de novembro de 2020

QUEM MANDA É O PATRÃO, QUEM NÃO OBEDECE NÃO FICA NA OBRA

 


 

Mário Querino 28/11/2020

Neste mundo tem sim,

Funcionário que não

Quer jamais obedecer

As normas do patrão

 

Que conhece o Projeto

Tintim por tintim

De sua admirável obra.

Então, eu penso assim:

 

Se o patrão quer fazer

Segundo o seu Projeto,

O servidor deve achar

Que seu patrão é certo,

 

Por mandar sim, dentro

Das normas da obra

Que faz sobre a Terra,

Ora, se a coisa for nova,

 

 Quem está por dentro

É o patrão que quer

Finalizar seus planos

Feitos com amor e fé.

 

O patrão pode falar:

“Já comeces pela aqui,

E faças até eu mandar

Parar, pois ao concluir,

 

Tudo já estará dentro

Das normas do Projeto.

Se eu falar: pare agora,

Amanhã, se der certo

 

Continuarás o trabalho.

Não fiques preocupado,

Se ficar sem fazer nada,

Serás sim remunerado.

 

Só não é certo quereres

Mudar o Projeto agora,

E discutir com o patrão,

Perdendo prazer e horas.

 

Cada segundo perdido,

Por quereres mudar sim

O Projeto do patrão

É perda pra ti e pra mim.

 

Então, faças o teu labor

Conforme sabe fazer,

Porém, siga a planta

Que lhe dei com prazer.”

 

Desde criança eu ouvi:

“Ata o burro na orelha

Do dono.” Então não

Mudes as coisas alheias

 

Sem teres a permissão.

Ora, o servidor que faz

Tamanho conflito, acho

Que seja sim, incapaz

 

De prosseguir na obra

Que tem um Projeto

Novo, e só o seu patrão

Pode mostrar o certo.

 

Então, por que eu vou

Tentar mudar as coisas

Que não tenho a visão

De como são? É doida

 

A ideia de um servidor

Que quer modificar

Um Projeto do patrão,

Sem primeiro estudar

 

Para ver aonde deve

Ou não, tirar ou botar

Algo entre seus traços.

Isso é falta de pensar

 

Ou de refletir no lugar

De trabalho onde faz

Tudo bem remunerado.

Ora, é servidor incapaz

 

De continuar no setor

Dessa obra que tem

Um Projeto novo, que

Só quem conhece bem

 

É o patrão que passa

As informações certas

Para os servidores sim,

Então obedeças, ó Poeta.

 

O patrão tem o direito

De pedir para fazer sim,

E se tiver contragosto,

Ou melhor, achar ruim,

 

Ele pode pedir de novo

Para ser sim, desfeito,

E o servidor deve fazer

Com ledice e satisfeito

 

O que seu padrão exigir,

Pois se houver prejuízo,

Não é culpa do servidor,

Ele fez o que foi exigindo.

  

 Mário Querino – Poeta de Deus


Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;” 2 Timóteo 3:16  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...