domingo, 9 de maio de 2021

SERIA UM CARA INGÊNUO, SE EU ALMEJASSE MEUS PAIS SÓ TIVESSEM 2 FILHOS, EU SENDO O 8º

 

Mário Querino 09/05/2021


Hoje, de manhã o café

Foi cuscuz com carne,

E leite com chocolate

E canela. Mais tarde

 

Eu fui para a Chácara

Santa Maria, e lá eu

Dei um brilho a mais,

Pois passei o dia meu

 

Pintando as paredes

Externas e o beiral.

Claro, não foi ainda

Com nossa cor ideal,

 

Mas pintei de branco

Para depois pôr sim,

A cor que pensamos

E tintim por tintim,

 

A casa já está ficando

Com uma aparência

De casa que já mora

Mulher que pensa

 

Em ter casa bonita,

Ornamentada e mais

Confortável com ar

De ambiente de paz,

 

Amor, e carinho sim.

Como já fez parte

O cuscuz, a carne,

O leite, o chocolate

 

E a canela no café

Da manhã, eu quero

Relatar que isto faz

Lembrar algo sério.

 

Pois minha mãe fazia

Cuscuz e comíamos

Com muito gosto sim,

Porque nós vivíamos

 

Numa casa que cabia

13 pessoas, meus pais,

Eu e os meus irmãos,

Pois era gente demais.

 

Por isso a minha mãe

Fazia mais de 1 cuscuz

E todos tinham direito

De comer. E só Jesus,

 

Pra dar paciência sim,

A minha mãe Gildete.

Pois cuidar do marido

E 11 filhinhos, merece

 

Ser vista como heroína.

E na época, mulher

Não tinha função não,

Se casava pra parir até   

 

O ciclo menstrual se ir.

A minha mãe então

Pariu 13 filhos, mas 2

Morreram. Sou irmão

 

De 6 homens e de 4

Mulheres, todos vivos,

Até eu estou vivo sim,

Para ter bom sentido.

 

Ontem, o meu filho

Mais velho comentou:

“Se só tivessem 2 filhos

Minha avó e meu avô,

 

Estariam bem agora,

Com a herança deles.”

Daí eu objetei assim,

Olhando bem pra ele:

 

Achas que, se meus

Pais tivessem só 2 filhos,

Tu estarias no mundo,

Se sou o no trilho?

 

Como já morreram 2,

Se não tivessem os 11,

Achas que teus avós

Teriam fatos? E onde

 

Eu estaria hoje em dia,

Para casar com Marisa

E te gerar com amor

E por amor essa vida?

 

Então, como hoje já é

O domingo do mês,

É claro, Dia das Mães,

Marisa com amor fez

 

O meu gostoso cuscuz,

Pra eu tomar com leite

Mexido com chocolate

E canela. Então aceite

 

A atitude de seus avós.

Senão eu não estaria

Comendo cuscuz, nem

Na Chácara Santa Maria

 

Eu faria uma casa boa

Onde a Natureza traz

Um contemplar lindo,

Vindo de Deus Pai.

 

Ora, foi bom mamãe

Ter concebido 11 filhos,

Senão, eu não existiria

Para mostrar o trilho

 

Em que tu deves andar.

Por isso eu já dei sim,

Mais um brilho na casa

Que Deus deu pra mim,

 

Para Marisa e os filhos,

Herdeiros nesta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Nosso bom pé de serra.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...