sexta-feira, 23 de junho de 2023

APRECIE A SUA VIDA ENQUANTO ESTIVER JOVEM, POIS BREVE A VELHICE CHEGARÁ

 


 

Mário Querino 23/06/2023

Quando a gente chega

Sim, à Terceira Idade,

A coisa vai diminuindo

E perdendo a vontade.

 

Por isso a vida deveria

Ser mais contemplada,

Principalmente a vida

Que já é considerada

 

Imagem e Semelhança

De Deus, nosso Criador.

Mas pelo que eu vejo,

Tem carência de amor,

 

Fé, inteligência e juízo,

Mormente, sabedoria.

Pois do meu alpendre

Já aprecio com alegria

 

E também boa visão,

Os montes e a serra,

Que temos no Distrito,

Meu bom pé de serra

 

Intitulado Bananeiras,

Onde eu nasci, cresci

E vivo ditoso da vida

Que me mantém aqui

 

Durante 61 anos sim

De idade. Por isso eu

Tenho motivo para

Agradecer sim a Deus.

 

Se a gente refletisse

Durante a mocidade,

A vida seria poupada  

Até a Terceira Idade.

 

Pois quem se destrói

Quando está novo,

E até a Terceira Idade

Estará entre o povo,

 

Vai pensar mil vezes:

“Por que eu não fui

Uma pessoa cuidada?

Agora a gente usufrui

 

Do melhor, porém, é

Por pouco tempo sim,

Porque cada segundo

Vejo tintim por tintim

 

Meu tempo diminuir.

Por mais ostentação

Que eu queira ter sim,

Minha alma e coração

 

Ficam aqui pensando:

‘A dor da Morte traz

A sensação que não

Sou nem serei capaz

 

De explicar pra vida

Que eu quase destruí,

Por falta de boa visão

E fiúza de chegar aqui

 

Aonde já cheguei sim.

Mas tudo já passou,

Hoje, somente tenho  

Fadiga, aflição e dor.

 

Se eu soubesse disso,

Eu teria me cuidado

Com mais veemência

E vivido sim, ao lado

 

Da paz, do amor e fé,

Sem deixar a gratidão,

A inteligência e saber,

Pois hoje, a situação

 

É implexa no Planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra

 

Onde eu nasci, cresci

E a Terceira Idade já

Chegou, mas eu não

Tenho mais o gostar,

 

Porque estou repleto

De dores, sofrimento,

Cansaço e desânimo,

E nesta vida só penso

 

No tempo em que eu

Deveria me cuidar,

Estraguei meu corpo,

Por não querer aceitar

 

Normas da Natureza.

Agora, vejo tudo sim,

Contudo, nada traz

Alacridade para mim’.

 

Então, é preciso saber

Viver aqui na Terra,

Mormente no meu

Amado pé de serra.”

 

Ora, chegar à Terceira

Idade é um presente

Do Senhor nosso Deus,

Que Ele dá pra gente.

 

Ora, você que ainda

É jovem, viva melhor,

Porque ao contrário,

Pode regressar ao pó

 

Antes do tempo sim,

Se chegar a Terceira

Idade se arrependerá,

Por ter feito asneiras.

 

Então, poupe a vida,

Para chegar contente

À Terceira Idade

E se sentir bem entre

 

A Sociedade moderna,

Pois olhar pros lados

E não ver ninguém,

Fica sim desanimado.

 

A vida é boa na Terra,

É a razão de ninguém

Querer morrer, ainda

Apregoando bem

 

Sobre o Céu que não

Agrada a ninguém

Que habita na Terra.

Ora, agora você tem

 

Votante de inquirir:

“Por que, ó Querino,

O Céu não agrada?”

Estou pressentindo

 

Que a saudade que

O Planeta Terra traz

Para os corações sim,

Que pensam no Pai

 

Que criou tudo isso,

E confiou a nós sim,

Mas agora, queira ou

Não, tudo terá fim,

 

E a Morte traz a dor

Mais profunda que há

No Planeta Terra. Por

Isso o Céu não agradará

 

A ninguém, pois quem

Quiser ir para o Céu,

Passará pela Morte,

E eu tiro sim o chapéu

 

Para quem afirmar

Que não tem medo

Da Morte. Acho que

O Céu não é mesmo  

 

Assim, como Pregador

Afirma para o povo.

Pois se fosse, ele não

Ficaria não, nervoso

 

Quando um dos irmãos

Fosse para o Céu.

Ora, quem não quer

Lugar melhor? Ao léu

 

O povo prefere viver

Do que pela Morte

Passar. Cuide da vida

Em quanto jovem forte.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...