terça-feira, 27 de junho de 2023

MELHOR É AMAR O LISO SINCERO DO QUE O DINHEIRO FALSO

 


 

Mário Querino e D. Marisa 27/06/2023

Alguém inquiriu sim:

“Gostas de dinheiro?”

O que objetar, ó cara,

Ao meu companheiro

 

Que já inquiriu assim?

Ora, somente isso:

Nunca amei dinheiro,

Aqui no meu Distrito.

 

Alguém inquiriu sim,

Outra vez: “És louco,

Para não gostar não,

Nenhum pouco?”

 

Ora, tenho motivos

Para não gostar não,

Nenhum pouco dele,

Ó meu bom irmão.

 

Pois dinheiro nunca

Gostou de mim não,

Já fiz de tudo para

Tê-lo no meu sertão,

 

Porém, ele só me faz

Raiva quando chega

Triste em meu bolso,

Pois logo ele almeja

 

Se sair de mim, e eu

Sem valor aqui fico.

Então, nunca gostei

Não, dele no Distrito

 

De Bananeiras, onde

Eu nasci, cresci e vivo

Só tendo raiva dele,

Porque ele dá motivo.

 

Ora, quando pego 10

Reais, me alegro sim,

Mas ele bate a língua

Nos dentes só a fim

 

De D. Marisa saber

Que eu valho 10 reais,

Pra ela me perguntar:

“Amor, você é capaz

 

De me dar dinheiro?”

Quando inquiro: quer

Quanto hoje, ó bem,

Minha terna Mulher?

 

Daí ela diz: “Só quero

10 reais, meu amor.”

Daí eu fico rezingando:

O dinheiro já fofocou

 

Para a minha Mulher!

Como ela sabia que eu

Só tinha estes 10 reais

No bolso? Meu Deus,

 

Que cara fofoqueiro...

Tira o valor do Homem

E dar sim pra Mulher,

Pra ela ter mais nome

 

E querer mandar sim

No Mundo, como diz

Um Padre Cantor,

Na sua canção feliz:

 

“Quem vai mandar

No Mundo é a Mulher.”

Tem razão de cantar,

Porque na verdade é.

 

Agora, D. Marisa vale

10 reais, e eu 1 vintém,

Não valho, por que

A gente vale o que tem,

 

Assim um senhor disse

Para mim um tempo

Atrás. Por isso eu não

Gosto desse elemento,

 

Que me chega alegre,

E quando vê a mulher

Vai fofocar que está

Comigo, e logo quer

 

Sair sim, do meu bolso.

E não sou mais besta

Para amar dinheiro,

E ficar neste Planeta

 

Fazendo as besteiras

Que ele já ilude para

A gente fazer ciente  

Que um dia se depara

 

Com a Justiça de Deus,

Dos homens e da vida

Que também lança

As mais tristes feridas.

 

Eu também aprendi

Com um Cantor, isto

Que eu vou citar sim

Neste meu Distrito:

 

“Só vou gostar de quem

Gosta de mim.” Então,

D. Marisa vale sim, 10

E eu nem 1 tostão.

 

Porque o valor que eu

Tinha, já saiu do bolso

E ficou com a Mulher.

Isso me deixa louco

 

Ó cara! Como posso

Amar esse dinheiro,

Só me deixa liso aqui

Meu tempo inteiro?

 

O Cantor tem razão,

De falar: “Só vou gostar

De quem gosta de mim.”

E por ser neste lugar  

 

Um pobre, o dinheiro,

Às vezes quer me usar

Como laranja sim,

Assim, pra mim não dá.

 

Quem sabe, comece

A me iludir, e depois

Eu me apaixone sim,

E com o tempo já foi

 

A minha Liberdade.

Então, quem quiser

Gostar de mim goste,

Mas hoje, é da Mulher  

 

O maior valor aqui

No Planeta Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde eu nasci, cresci

E nunca eu amei não,

Esse dinheiro aqui.

 

Alguém quis me amar,

Achando que eu era

O cara do dinheiro

No meu pé de serra.

 

Mas como o dinheiro

É fofoqueiro até

Onde não ideamos,

Foi dizer pra Mulher

 

Que eu era liso, e meu

Valor era de 1 vintém,

Ou não valia 1 tostão,  

Fiquei sem ninguém.

 

Mas Deus olhou sim,

Para este moço liso,

E disse: “Ó cara eu

Vou te dar o Paraíso

 

Antes de ir pro Céu,

Se não vales nada,

Tua Mulher valerá 10

E será na tua casa

 

A Companheira ideal,

Que o dinheiro não vai

Poder pagar seu valor,

Pois será cara demais,

 

E somente eu posso

Comprar e te oferecer

De todo o coração,

Para amar, amar você.”

 

Ora, D. Marisa já tem

Valor de 10, e eu só

Tenho o amor sincero

Pra lhe dá, é o melhor.

 

Por isso eu não amo

O dinheiro, pois ele é

Muito fofoqueiro, diz

Sim, tudo pra Mulher.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A MINHA MÃE DIZIA: “O DONO DO CAVALO ANDA NA GARUPA”

    Mário Querino 07/05/2024 Ora, tem gente que Já se abusa com tudo Que existe no Planeta Terra sim, sobretudo   Dos insetos...