terça-feira, 27 de junho de 2023

QUEM CHORA DE SAUDADES É PORQUE AMOU

 


 

Mário Querino e Gilbeto 27/06/2023

Hoje, a vida do Poeta

Está sim, emocionada,

Pois amanheceu o dia

Com olhos rasos d’água

 

Ao ouvir os cantores

Sim, Tonico e Tinoco,

O caso “Chico Mineiro”.

O semblante do rosto

 

Mudou de repente,

Porque uma amizade

É pra toda uma vida,

Ou para a eternidade.

 

E hoje, amanheci sim,

O dia cheio de paixão,

Porque a minha vida

Lembra-se dos irmãos,

 

Dos amigos e patrícios

Que nasceram aqui

Em Bananeiras, meu

Pé de serra, onde nasci,

 

Cresci e não vejo mais

Não, nenhum aqui,

Para a gente dialogar

E também se divertir.

 

Ora, os anos se foram,

E a saudade continua,

No meu terno coração,

Pois a ausência sua

 

Causa-me grande dor,

A ponto de eu chorar

De saudades, e se eu

Choro, por eu já está

 

Com muita saudade

Dos irmãos, amigos

E conterrâneos que,

Brincaram comigo

 

No tempo da infância,

Quando eu brigava,

Sentia raiva deles sim,

E logo tudo passava

 

Para a gente brincar

Novamente na boa.

Isso era felicidade sim

Entre essas pessoas.

 

Mas hoje em dia, eu

Já ficando velho, vejo

Tudo mudado aqui

No cantinho sertanejo.

 

Crianças não brincam

Como brincávamos

Aqui em Bananeiras,

Meu cantinho baiano.

 

Ora, pelo que eu vejo,

Acho que nesta Terra,

Sobretudo nas cidades,

Já se acabou essa era

 

De crianças brincarem

Como eu brinquei sim,

De crianças brigarem

Como tintim por tintim

 

Briguei sim com raiva

Dos irmãos, amigos

E compatrícios meus,

Mas logo, iam comigo

 

Matar passarinhos sim,

Pescar os peixinhos

No famoso Rio Aipim.

Ora, esses amiguinhos

 

Foram-se pra sempre,

Outros se mudaram

Para outras regiões

E outros aqui ficaram,

 

Porém, com o tempo

Já passado, ficamos

Velhos e essas coisas

No cantinho baiano,

 

Ficaram fora de moda.

E como eu estou sim,

Com meus olhos rasos

D’água, Deus por mim

 

Também hoje, faz cair

Uma chuva, indicando

Que também chora

No cantinho baiano

 

Pelo tempo passado,

Tempo em que eu era

Uma criança inocente

No vasto Planeta Terra,

 

Onde eu brincava sim,

E depois brigava por

Um desentendimento,

Porém, o nosso rancor

 

Era passageiro, e não

Causava nenhum dano

Entre nós neste meu

Bom cantinho baiano.

 

E hoje, eu já ouvindo

Tonico e Tinoco,

Ficou sim, emocionado

Lembrando dos outros

 

Que foram se embora,

Uns para eternidade

E outros para outras

Longínquas cidades.

 

Isso só me faz chorar

De saudades outra vez,

E se agora, eu choro,

Choro porque eu amei

 

E minha velhice chega

Num tempo diferente.

A paz e o amor não

Reinam entre a gente

 

Como reinavam sim

Na minha infância.

Agora, desse tempo

Só trago lembranças.

 

Por isso o Poeta está

Hoje emocionado sim,

Ouvindo Tonico e Tinoco

Que cantam para mim,

 

O fato, “Chico Mineiro”.

Esta canção só traz

De volta o meu tempo

De bom moço ou rapaz.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...