terça-feira, 29 de agosto de 2023

HOJE INICIOU A FESTA DA PADROEIRA SANTA EFIGÊNIA DE BANANEIRAS

 


 



Hoje, começou sim,

A Novena de Santa

Efigênia. Ora, é uma

Novena que encanta

 

Muita gente daqui,

E já faz muitos anos

Que existe a Novena

No cantinho baiano

 

Titulado Bananeiras,

Lugarejo onde eu

Nasci, cresci e pude

Em nome de Deus

 

Amar a mulher que

Cuida bem do cara,

Que faz de tudo sim,

A fim de viver para

 

O Senhor Jesus Cristo

E também para Deus,

E viver assim, o cara

Sabe, o cara sou eu.

 

Então, hoje teve sim,

A Santa Missa,

E D. Marisa foi fazer

Parte da noite bonita,

 

“Noite dos Solteiros”.

É uma tradição antiga,

Pois quando eu era

Criança, gente amiga

 

Encabava foguetes

Para soltar durante

As nove noites sim,

Era sim importante

 

Para mim e colegas

Que corríamos sim

Pra pegar foguetes

Ao chegar seu fim.

 

Tinha o zabumba,

Pífaros e um ramo,

Ora, era forte sim

No cantinho baiano

 

Esta tradição. Ora,

Foi numa Festa sim

De Santa Efigênia

Que Deus deu a mim

 

A jovem Maria José

Já titulada D. Marisa.

E hoje 29/08/2023

Começou sim na vida

 

Dos bananeirenses

Católicos a Festa

De Santa Efigênia,

E comenta o Poeta

 

Mário Querino.

Isto é muito bom

Como disse Deus...

Não há mais som

 

Do Zabumba nem

Dos pífaros aqui

Em Bananeiras

Lugar onde nasci

 

E vivo até agora.

Então, o povo faz

Festa da Padroeira

Que “milagre” traz.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 29/08/2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...