quarta-feira, 23 de agosto de 2023

TUDO PODE SER VERDADE E TUDO PODE SER MENTIRA, BASTA EU CRER OU NÃO

 


 

Mário Querino 23/08/2023

Acredita que existe

Verdade e mentira?

Ora, vamos aclarar

Com palavra caipira:

 

Não existe verdade,

Nem existe mentira

Existe uma situação

Que sempre inspira

 

A pessoa na hora

Em que vai falar sim.

A verdade pode ser

Mentira para mim

 

E a mentira pode ser

Verdade para mim,

Nisso não há dúvida,

E acredito até o fim.

 

Quem nunca mentiu

Na mesma hora em

Que falou a verdade

No recinto também?  

 

Hoje, cito exemplos:

Você está na porta

Da casa, eu inquiro:

Dona, João da Tota

 

Mora nesta avenida?

O que você objetar?

“Eu não o conheço,

Nunca vi neste lugar.”

 

Pois bem, eu saio  

E ficarei na avenida,

Logo após surgirá  

Uma pessoa amiga

 

Do João Tota sim,

E inquire: “Fulana,

João da Tota está?”

Claro, você manda

 

Entrar com alegria.

Porque é um amigo

Que você conhece

E não causa perigo.

 

Por isso a verdade

E a mentira vivem

Uma engolindo

A outra, claro, livre.

 

Então, não existe

Verdade para mim

Se eu não acreditar,

Não creio até o fim

 

Se a mentira pratica

Algo que é verdade,

E a verdade é usada

Por mentira. A idade

 

Que eu apresento

Para você, pode ser

Mentira para mim

E verdade pra você.

 

Se eu disser tenho

60 anos de vida,

Você vai acreditar,

E é mentira amiga,

 

Para eu no Planeta

Intitulado Terra,

Mormente no meu

Bom pé de serra.

 

Ora, depende sim,

Da ocasião. Eu digo:

O Mar Vermelho se

Abriu pros amigos

 

Passarem. É verdade

Ou é uma ilustração?

Por fé eu acredito,

E você crê, ó irmão?  

 

Pode ser verdade

Para mim, mas para

Você pode não ser,

E não é coisa rara.

 

Ora, o quanto tem

De mentiras aqui

No Planeta Terra,

Que calado já ouvi,

 

E o quanto tem sim

De verdade na terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra,

 

Não está no Gibi,

Por isso o que faz

Bem, vamos sim,

Com fé correr atrás

 

E o que não presta

Vamos deixar para

O Diabo que visa

Iludir a vida do cara.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...