sábado, 26 de agosto de 2023

O QUE É TER CIÚME? ORA, É TER INSEGURANÇA OU MEDO DE PERDER ALGO

 


 

Mário Querino 26/08/2023

Por que seres vivos

Têm ciúmes na vida

Que traz na Terra,

Sobretudo de amigas,

 

Amigos e parentes?

Ora, na minha visão,

O ciúme é o querer

Ter alguém na mão

 

Feito um prisioneiro

Que também quer

Ser livre, mas segue

Aprisionado sim até

 

O resto desta vida

Que aufere na Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra.

 

Então, ninguém cria

Ciúme, ele é natural.

Ora, até Deus ciuma

Ao fazermos o mal.

 

Pois Deus quer que

Façamos o bem.

Mas o ciúme de Deus

Não atrasa ninguém,

 

Apenas faz com que

A gente se decida.

Pois Deus diz: “Cara,

Eu amo a tua vida,

 

Não quero que você

Saia da minha trilha,

Mas se você quiser ir,

Deixe a sua Família

 

Em paz para comigo,

Porque o gosto é seu.

Não quer ficar firme

Nos atalhos meus,

 

Tem dois caminhos,

Para você escolher

Um de boa vontade,

Quem decide é você.

 

Então, tenho ciúme,

Mas não te prendo,

Não quer ficar aqui,

E já está querendo

 

Seguir outra direção,

Vá, porém, não fique

Rezingando da vida,

Quando ficar triste.”

 

Ora, tem gente que

Se apega em ciúme

Tão doentio, que é

Sujeito os costumes

 

Descerem de água

Abaixo, a vida ficar

Na Terra complexa

E ver tudo se acabar.

 

Então, não devemos

Nos apegar em nada

Que se vai logo sim,

Durante a jornada

 

Que temos na vida

Que Deus dá na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Lugar onde eu nasci,

Cresci e vivo na luta

Sem parar, até aqui.

 

Ora, o ciúme é algo

Da primeira Família

Que Deus formou,

E ele segue a trilha

 

Como um enxerido

Para destruir casais,

Amizades e relações

Entre os animais,

 

Peixes, insetos, aves,

Répteis, seres humanos

E vegetais. Por isso

Viver aqui ciumando

 

É complicado sim,

Pois em vez de ficar

Bem com a vida,

Vê tudo se acabar

 

Aos poucos aqui

No Planeta Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra.

 

Agora, eu inquiro:

Se eu ciumar, vou

Viver aqui seguro?

O seu terno amor

 

Vai aumentar ou

Vai perder a feição

Para comigo aqui

Neste bom sertão?

 

Minha mãe dizia:

“A ingratidão tira

A boa feição.” Ora,

Eu sou um caipira,

 

Mas sei que posso

Até perder o amor

Por causa de ciúme.

Ora, sempre vou

 

Ver ciúmes, brigas,

E bate boca por aí,

Mas enquanto eu

Nada ruim assistir,

 

Vou vivendo sim,

Na boa contigo,

Quando eu souber,

Tudo fica decidido.

 

Porque não é mais

Ciúme doentio não,

E sim, a verdade,

E também a razão

 

Para ocorrer fatos

Que a vida oferece

Neste mundo sim,

Onde esta Internet

 

Se abre feito leque,

Daí haverá opções.

Ora, tranquilizemos

Os nossos corações,

 

Porque ninguém é

Dono de ninguém.

Se você não quer

Ficar vá também.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

 

“Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26, 41)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...