quinta-feira, 31 de agosto de 2023

NÃO ACHE QUE O TEMPO PASSA SEM SE LEMBRAR DE TODOS

 


 

Chácara Santa Maria 31/08/2023

O que faz o Tempo

Passar sim na Terra,

Sobretudo no meu

Querido pé de serra

 

Intitulado Distrito

De Bananeiras,

Onde nasci, cresci  

E a vida inteira

 

Fico pensando sim,

Na rapidez que vai

O nosso Tempo,

Que a gente logo sai

 

Dum mês que veio

Repleto de planos,

Mormente aqui

No cantinho baiano?

 

Ora, o Tempo não

Está veloz não, aqui,

É a gente que tem

Coisas para curtir

 

Com tanta facilidade,

Que perde Tempo

De amar, se reunir

E ter contentamento

 

Com as pessoas sim,

Pessoalmente aqui

No Planeta Terra

Onde nasci, cresci

 

E vivo vendo tudo

Que eu não via

Quando eu era sim,

Uma criança e vivia

 

Brincando com algo

Coletivo como: pião,

Gude, ferrinho que

Enfiava no Chão,

 

Entre muitos amigos,

Onde eu brincava

Com liberdade sim,

E também brigava

 

Quando eu achava

Que o colega queria

Enganar-me no jogo,

Porém a raiva não ia

 

Não, a ponto de ter

Danos, só era tapa

E se enrolando sim

Pelo Chão. Ora, acha

 

Que a gente ficava

Com o ódio que já

Existe hoje em dia,

Neste vasto lugar

 

Que a gente chama

De Planeta Terra,

Onde se encontra

O meu pé de serra

 

Titulado Bananeiras?

Ora, antes o Tempo

Não passava assim,

Porque pensamento

 

Não se ligava aqui

No celular de valor,

Numa boa televisão

E num computador.

 

Agora, eu lhe peço:

Tire um aparelho

Desses das crianças

Dos jovens, e creio  

 

Que os velhos têm

Também apegos,

E se alguém tirar,

Perdem o sossego.

 

Daí eles vão achar

Que o Tempo não

Passa assim veloz,

Mas é a distração

 

Que já faz a gente

Parar isolado, sem

Esse calor humano,

Calor que faz bem.

 

Ora, alguém já veio

Passear no Distrito

De Bananeiras sim,

E eu percebi isso:

 

Uma esposa estava

Numa das salas,

E o marido em outra,

Eles usavam a fala

 

Por meio de celular.

Ora, a pessoa vem

Da cidade grande

Onde somente tem

 

Correria e aflição,

Para se distrair

Com esta Natureza

Que nos faz sorrir

 

Com flores e bichos

Que têm o prazer

De auferir alguém

E lhe dar um lazer  

 

Saudável, de paz,

Amor e alacridade

Que não existe

Na grande cidade,

 

Toca-se dentro sim

De casa, com celular

Na mão ou assiste  

TV só para recordar

 

Do seu sofrimento

Que passava por lá.

Daí o Tempo se vai,

Pois não vai esperar

 

Por ninguém que

Perde Tempo à-toa.

Daí então vem sim

O indago da pessoa:

 

“Por que o Tempo

Passou tão ligeiro,

Que eu fiquei sim

O Tempo inteiro,

 

E não tive Tempo

De visitar a Chácara

Santa Maria, lugar

Que tem tanta

 

Paz e tanto amor,

Onde eu deveria

Ser fotografado (a)

Com muita alegria

 

Ao lado de D. Marisa

E de Mário Querino?

Ora, passeei feliz

No lugar nordestino,

 

Mas não tive Tempo

De visitar D. Marisa

E Mário Querino,

Para feliz da vida

 

Ser elogiado (a) com

Uma boa Poesia

Do meu amigo que

Redige com alegria,

 

E faria o Mundo todo

Saber que eu fiz

Uma boa visita sim

No cantinho do País

 

Titulado Bananeiras.

Mas o Tempo voou,

E não tive Tempo,

De outra vez eu vou.”

 

Ora, o Tempo não

Voou não, ó amiga

E amigo, vocês que

Pararam a boa vida

 

E o bom Tempo foi

Cumprindo a Missão,

Passar e nunca mais

Voltar pros irmãos

 

Que não valorizaram

O Tempo que Deus

Deu a todos, inclusive

Pra D. Marisa e eu.

 

Ora, não quero dizer,

Que a nossa Ciência

E Tecnologia são más,

Porém a Inteligência

 

E a Sabedoria, pede

Para o povo ter mais

Tempo para a vida

Que agora só faz

 

Acessos na Internet

Por meio de celular,

TV e computador,

O Tempo não ficará

 

A espera por gente

Que não liga não,

Para o Tempo que

Deus dá sobe o Chão.   

 

Sabe o que acontece

Com quem se apega

Nesses aparelhos?

Depressa se entrega

 

À Depressão que é

Uma doença triste,

Ao Isolamento que

É a vida sem ledice,

 

E por fim, aprende

Mais o que não é

Saudável do que

A vida nossa quer

 

Para viver em paz,

Com amor e grata.

Por isso o Tempo

Vai... A gente acha.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...