sábado, 1 de fevereiro de 2020

A CIVILIDADE HUMANA AINDA ESTÁ LONGE DE ACONTECER

Poeta Mário Querino 01/02/2020



A frase mais certa,
Que já foi capaz
Sim para despertar
A atenção do rapaz,


Realmente, é esta:
“Eu queria ser civilizado
Como os animais.”
Hoje, já tenho notado,


Que o homem ainda
Não chegou ao ponto
De se cumprir, pode
Até achar, mas cônscio


Que os animais são
Realmente bem mais
Que o ser humano,
Pois os nossos animais


Mantêm mais limites
Que a gente na Terra.
De fato, eu vejo daqui
Do meu pé de serra


Que, por mais que seja
Forte um animal bruto,
Ele respeita os limites
Naturais e até públicos.


O cara chegou no Bar
Montado num cavalo
Bonito e bem alinhado.
Em verdade, hoje, falo:


O cara desceu e deixou
O cavalo sem amarrar
Em nada entre a gente,
E passou o dia no Bar.


Ora, comeu muita água,
Como dizem no sertão.
Embora, eu só coma,
O meu arroz com feijão.


Enquanto as pessoas
Andavam sem limites,
A ponto até de destruir
Tudo que na rua existe.


Agora, já indago assim:
Achas que, o civilizado
Procura arruinar a rua
Ou ambientes ornados?


Numa Fazenda grande
Onde há mais de 5.000
Cabeças de gado, forte,
E valente, ninguém viu


Um só desses animais
Quebrar cercas e outros
Impedimentos feitos
Com ledice e bom gosto.


Ninguém já viu um cão
Passar fora do território
E mexer com os demais.
Então, já deixo notório


Que nós seres humanos,
Somos menos civilizados
Que animais do campo.
Eu vejo algo quebrado


Em Câmara de deputados,
Por doutores funcionários.
Ora, é a frase mais certa,
Que anota o Poeta Mário.


Ora, pelo que eu já vejo,
Está ainda bem distante,
Do ser humano ficar sim
Civilizado, sou ignorante,


Crio as leis, e eu mesmo
Quebro por “nada”,
Ora, a minha mãe dizia,
Para a gente dar rizada:


Terra de sapo, de cócoras
Com eles.” E ainda notei
O que a minha mãe disse:
“Nunca queiras ser rei,


Porque só existe um Rei.”
Mas alguém pode fazer
Uma indagação assim:
O Título de rei para você,


É errado?” O que objetar?
Ora, não. Porém, sendo
Um Funcionário Federal
Que assume já sabendo


Que no abrir e fechar
De olhos, pode perder
Toda a sua Majestade,
E outro pegar o “Poder”.


Então, só existe um Rei
Que vive para sempre,
O Senhor Jesus Cristo,
Este é Forte e Valente.


Mário Querino Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO HÁ COISA MELHOR DO QUE ENTENDER QUE A VIDA TEM SEU TEMPO DE VALIDADE

  Mário Querino 07/05/2024   Hoje, parei um pouco Para voltar ao passado, E percebi que a vida Me deixa bem animado.   Pois p...