sábado, 5 de junho de 2021

NA HORA DA ZANGA NÃO HÁ SEGREDO QUE SEGURE NO CORAÇÃO, PROVOQUE QUE VOCÊ OUVIRÁ

Mário Querino 05/06/2021


Alguém inquiriu assim:

“Como a gente saber

O que está no coração

De alguém sobre o viver

 

Que faz parte da gente

Neste planeta Terra,

Mormente no Distrito,

Nosso bom pé de serra?”

 

Ora, na minha intuição,

Não é tão difícil saber,

Pode ser até complexo,

Contudo, dá para fazer

 

Alguém revelar tudo

Que tem guardado sim,

Dentro de seu coração,

Coisa boa ou algo ruim.

 

Mas para a gente atuar

É preciso ter calma,

Prudência, tolerância,

Amor e paz na alma,

 

Sobretudo no espírito.

E alguém perguntou

Assim novamente:

“Não entendi, senhor,

 

O que já queres dizer,

Podes me explicar

Com bem mais clareza,

Pra que eu possa pegar

 

Tintim por tintim suas

Ideias aqui na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Nosso bom pé de serra?”

 

Daí então eu comecei

A minudenciar tudo,

Como se eu estivesse

Numa sala de estudo:

 

Veja, eu precisei saber

De algo que tinha sim,

Escondido no coração

De vida próxima a mim,

 

Pois carregava dúvidas

Há muitos anos aqui

Neste meu pé de serra,

Onde eu nasci, cresci

 

E já completo 60 anos

De existência, é claro,

Entre altos e baixos.

Mas o que eu fiz é raro,

 

E pode causar uma dor,

Caso não tenha calma,

Prudência, tolerância,

Amor e paz na alma,

 

Sobretudo no espírito.

Então, eu criei entre

Nós uma questão sim,

E daí foi para a gente

 

Uma forma de saber

O que tinha dentro

Dos nossos corações

Durante o momento

 

Em que a gente batia

A língua nos dentes

E o nervoso se alçava

No ambiente da gente.

 

Ora, sinceramente, é

A boa forma pra saber  

O que o coração tem

Escondido sobre você.

 

Pois na hora da zanga,

A gente não se controla,

E onde a gente estiver,

Joga tudo para fora,

 

Nem que depois vá sim,

Pedir perdão de tudo

Que falou, mas palavra

Não volta, sobretudo,

 

Quando vem agressiva.

Por isso deve ter calma,

Prudência, tolerância,

Amor e paz na alma,

 

Sobretudo no espírito.   

Daí então, você analisa

Tudo que já ouviu sim,

E toma a decisão devida.

 

Se você tiver amor puro,

Entenderá que foi raiva,

E se vive só por viver,

Sem dúvida, sai de casa

 

E vai perambular por aí

Cantando bem assim:

“Estou vivendo por viver...”

A vida pode seguir ruim,

 

Por faltar reconhecimento

Que somos humanos

Capazes de brigar e amar

Neste cantinho baiano

 

Onde se localiza a terra

Intitulada Bananeiras,

Lugar onde nasci, cresci

E vivo esta vida inteira.

 

Então, se você provocou,

Deve ter força para agir

De uma forma especial,

Senão você sairá por aí

 

Cantando dessa maneira:

“Estou vivendo por viver...”

Por faltar calma, prudência,  

Tolerância, amor, prazer,

 

Paciência e paz na alma

E no espírito, sobretudo,

Por querer sem forças

Fazer um bom estudo

 

Sobre algo que existe

Dentro de um coração,

Sobretudo humano,

Que é uma complicação

 

Que somente o Senhor

Na causa. Então, quer

Saber do meu coração?

Ouse agora me dar de pé.

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...