segunda-feira, 7 de junho de 2021

QUEM VIVE PELOS OUTROS É MOTIVO PARA SOFRER FRUSTAÇÃO

 


 

Mário e Marisa 07/06/2021

Hoje, eu tive um sonho

Que me deixa absorto,

Pois eu tinha 15 anos,

E na casa dos outros

 

Eu morava numa boa,

Para eu poder estudar

E ser o que eu já sou:

Poeta pra feliz poetar.

 

Então as minhas titias,

Amélia, Adelaide e bebé,

Passavam uma parte

Da noite contando até

 

Estórias de Trancoso

(Como mãe me dizia).

Ora, em sonho Amélia

Me contou neste dia

 

Em que eu dormia feliz

Com esta minha vida

Ao lado duma mulher

Que amo sim, Marisa:

 

“Zinho, havia um rei

Que tinha uma filha

Bem bonita e mimada,

E andava nas trilhas

 

Que a sua mãe queria,

Claro, não tão simples,

Até chegar sua idade

De amar um príncipe.

 

Porém, como Deus é  

O Senhor das coisas

Que Ele fez e faz aqui,

A donzela ficou doida

 

Por um rapaz pobre.

Daí começou a amar

Esse pobre rapazinho

Sem a mãe nada notar.

 

Já passado um tempo,

O amor já estava forte,

Na vida e no coração,

Que somente a morte

 

Poderia lhe separar

Desse cara pobre que

Teve nesta vida sim,

Esta boa sorte e poder.

 

Quando a mãe notou

Que a sua princesa

Já estava apaixonada,

Lhe disse, com certeza:

 

“Minha filha, você não

Sabe fazer nada na vida,

Como você vai cuidar

Desse rapaz, ó querida?

 

Você não poderá pagar

Uma empregada não,

Pra cuidar de sua casa

E cozinhar o seu feijão,

 

Você vai se arrepender

E querer voltar a vida

De princesa, e pode

Ser tarde, ó querida!”

 

Daí a princesa objetou

Com muita segurança:

“Mãe, o amor ensina

Tudo, e desde criança

 

Não aprendi nada não,

Ao seu lado, mas vou

Aprender ao lado dele,

Quem ensina é o amor.

 

Se a senhora como mãe

Me amasse, teria sim,

Me ensinado, para eu

Não ser à-toa até o fim.

 

Então, eu vou me casar

Com ele, já consciente

Que ele é pobre, mas

Tem um porte decente

 

E só falta oportunidade

Pra me fazer mais feliz.

Daí a rainha tentou

Impedi-la, mas ela quis

 

Continuar seu namoro.

Como a mãe tinha medo

De sua princesa sofrer,

Descobriu esse segredo

 

Para o rei, seu marido,

Claro, achando que iria

Ser ignorante na hora

Em que soubesse. O dia

 

Passou e a noite chegou,

E o rei chamou a precisa

À parte e perguntou:

“Filha, você tem certeza

 

Que já ama esse pobre

Rapazinho?” Ela falou:

“Certeza não tenho não,

Mas sinto por ele amor,

 

Meu desejo é lhe fazer

Um senhor muito feliz

Num cantinho da Terra,

Pode ser neste país.”

 

O rei inteligente disse:

“Porém, você não sabe

Fazer nada nesta vida,

E para ser feliz cabe

 

Na sua nova residência

Uma boa empregada,

E como você vai pagar

Se ele não tem nada

 

Para lhe oferecer aqui,

A fim de lhe fazer feliz

Neste planeta Terra?”

Então a donzela quis

 

Dar uma boa lição sim,

De vida para seu pai,

Já dizendo consciente:

“O senhor sabe demais,

 

Contudo, creio que não

Nasceu já sabendo,

É claro, foi o tempo

Que seguiu lhe dizendo

 

O que o senhor deveria

Fazer, até chegar aqui.

Se eu ainda não sei,

Por não precisar, recebi

 

E recebo tudo nas mãos

Como recebe princesa.

Mas quando for preciso,

Servirei ditosa à mesa.

 

E quem poderá ensinar,

Senão o amor? Então,

Meu pai, eu vou cuidar

Desse rapaz de coração.”

 

Daí o tempo passou,

E os jovens seguiram sim,

Com seu bom namoro

Já permitido, e por fim,

 

Aconteceu o casamento,

Obviamente com festa.

Daí como o pai era rei,

Iria deixar a filha nessa

 

Má situação, ó amigos?

Então, procurou local

Segundo a capacidade

Do genro no Palácio Real.

 

E a princesa amou sim,

O rapaz ideal, do gosto

Que o seu coração quis.

Quem vive pelos outros

 

É quem sofre frustação.

Se há amor nesta vida,

Ame até mesmo louco,

Como ama a Marisa.

 

Daí me acordei e fiquei

Pensativo neste sonho,

Por isso para os amigos

E amigas eu disponho.

 

Mário Querino – Poeta de Deus 


“Não se preocupe com suas falhas, no que tentou fazer, mas no que ainda é possível realizar.” São João Paulo II 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...