quinta-feira, 5 de agosto de 2021

DIPLOMA INFLUI MUITO PARA ARRANJAR O EMPREGO, MAS NA HORA DO TRABALHO O QUE VALE É O SABER E A CRIATIVIDADE

Chácara Santa Maria


Quando temos aqui

Diploma e ficamos

Fora de algo na área,

Em que estudamos,

 

Ninguém vai saber

Se somos doutores

Ou não. Ora, fiquei

Com resplendores

 

Quando mandei sim,

O Sr. Tichico fazer  

O cabo do machado.

Indago com prazer:

 

Qual Cientista que

É Licenciado faz isto

Que fez no sertão

Meu vizinho Tichico?

 

Qual Doutor que tem

Diploma que faz isto

No bom pé de serra,

Que fez o Sr. Tichico?

 

Então todo mundo é

Cientista ou Doutor

Naquilo que já sabe

Fazer com fé e amor.

 

Ora, só conhecemos

Cientistas por meio

Do seu bom trabalho,

Assim nisso eu creio.

 

Também só sabemos

Que o cara é Doutor

Através de seus feitos,

Licenciado eu sou,

 

Tichico não tem não,

Diploma e nem sabe

Ler, porém, faz tudo

Bem, o que lhe cabe.

 

Ninguém reconhece

Um Cientista e nem

Um bom Doutor não,

Pelo Título que tem,

 

Mas pelo que ele faz.

Pois seu Diploma fica

Guardado numa mala

E o povo só acredita

 

Se ele fizer algo sim,

Que cabe ao Cientista

Ou ao Doutor, senão,

Ninguém acredita.

 

Então, todo mundo é

Cientista ou Doutor,

Naquilo que faz bem

Com segurança e vigor.

 

Diploma é apenas um

Papel assinado para

Comprovar no setor

Da firma que é o cara

 

Que estudou pra isso

Que vai assumir sim.

Mas se não assumir,

Continua igual a mim,

 

Sem influência aqui

No planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Ora, o amigo Tichico,

Não tem não, título,

De Cientista nem tem

De Doutor no Distrito,

 

Porém, faz cabo para

Machado que nem

Todo Cientista é capaz

De fazer, e também

 

Nem todo Doutor que

Tem Diploma faz.

Então, sejas Cientista

No que for capaz,

 

Ou sejas um Doutor

No que já aprendeu.

Tichico pode dizer sim:

“Quem fez isto fui eu,

 

Para um cara de 60

Anos com alegria

Usar cortando lenha

Na Chácara Santa Maria.”

 

Realmente, vai ser

Usado com fé em Deus,

Pelo cara de 60 anos,

E este cara sou eu.   

 

Mário Querino – Poeta de Deus


          Mário Querino 05/08/2021 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...