sábado, 8 de abril de 2023

FESTA TRADICIONAL ME LEMBRA BEM DO SAUDOSO RAUL MENEZES, QUE FAZIA POETICAMENTE O DEIXA DO JUDAS PARA OS BANANEIRENSES



 

 

Distrito de Bananeiras - Pindobaçu - Bahia 08/04/2023

Hoje, está havendo

Sim, uma festa aqui

Em nosso Distrito,

Lugar onde eu nasci,

 

Cresci e ainda estou

Firme, esperançoso

E vivendo feliz entre

O povo maravilhoso,

 

Meus compatrícios.

Então, como hoje é

Sábado de Aleluia,

Claro, o povo quer

 

A boa festa depois

Da queima de Judas.

Mas desde de cedo

Há folia, sem dúvida.

 

A origem dos caretas

Pode estar ligada sim,

Às festas do proveito,

Por isso eles até o fim

 

Andam fantasiados

Com chibatas na mão,

Chocalhos e rostos

Ocultos, sem exibição.

 

Essa gente que brinca,

Acolhe sim, oferendas

Para edificar uma roça

Que eles defendam.

 

No Sábado de Aleluia,

Malham sem dúvida,

Espantalho que finge

Ser o apóstolo Judas.

 

Então é uma cultura

Que já temos aqui

Em Bananeiras lugar

Onde eu nasci, cresci

 

E estou ainda vivendo

Ditoso com esta vida,

Ao lado desta Mulher

Intitulada D. Marisa,

 

Que vê o espantalho

Sendo sim queimado

E não, como deveria

Ser. Como? Malhado.

 

Porém, cada cultura

Tem a sua maneira,

De se divertir neste

Dia. Em Bananeiras,

 

Não malham Judas,

E sim, botam fogo,

Pra verem virar cinza.

Ora, na hora o povo

 

Se afasta do boneco

E uma espada acesa

Percorre pelo arame

E topa nele, queima

 

E escutamos pipocos

De bombas pequenas

E da esperada bomba

Que extingue a cena.

 

Daí então, já começa

A dança do Sábado

De Aleluia. Só assim,

Voltemos ao passado.

 

Mário Querino – Poeta de Deus


Mário Querino 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...