terça-feira, 11 de abril de 2023

SE ALGO FOR PLANEJADO PRA GENTE DE 60 ANOS, QUEM TEM 61, PODE USÁ-LO?

 


 

Mário Querino 11/04/2023

Ora, gente civilizada

E formada pode sim,

Fazer matuto ficar

Ignorante até o fim.

 

Você pode inquirir:

“Por que Querino?”

Um bom sertanejo,

É óbvio, nordestino,

 

Estava trabalhando

E passou um amigo

Pela estrada e fez

A inquirição, digo,

 

Queria saber se ele

Já tinha se vacinado

Contra a gripe sim.

O matuto animado

 

Lhe perguntou sim:

“Amigo, a vacina já

Chegou? Eu queria

Agora me vacinar.”

 

O amigo respondeu:

“Já, o povo já está

Se vacinando contra

A gripe. Podes ir lá

 

No Posto que serás

Vacinado também,

Se o senhor quiser,

Muita vacina tem.”

 

Daí o sertanejo foi

Até a sua casa com

Fé e esperança sim

De fazer algo bom.

 

Quando lá chegou

Viu a Companheira

E disse: “Ó querida,

Vou pra Bananeiras.”

 

A esposa inquiriu:

“Fazer o que, amor,

Uma hora desta?”

Ele objetou: “Vou

 

Me vacinar contra

A gripe, vais comigo,

Ó amor, para ficares

Bem?” Nosso amigo

 

Me falou que lá já

Tem muita vacina,

Então, vamos logo,

Pois logo termina,

 

Porque tem muita

Gente já querendo,

E como já estamos

Sim, disso sabendo,

 

Vamos logo, amor.”

Daí foram os dois

Ao Posto de Saúde,

Chegaram e depois

 

Ouviram funcionário

Dizer que a vacina

Era pra quem tinha

60 anos. Para cima

 

Com olhos abertos

Olhou o sertanejo,

E daí falou: “Ó Deus,

Como pode? Já vejo

 

Que demos viagem

Perdida até aqui,

Antes não tivesse

Vindo, e ainda iludi

 

Minha Companheira

Pra vir comigo aqui,

Dar esta viagem sim,

Pedida!” Então daí,

 

Outro funcionário

Ouvindo o lamento

Do sertanejo quis

Saber no momento

 

O que ali acontecia.

Então o sertanejo

Lamentou: “Eu vim

Sim, a este lugarejo

 

Para eu me vacinar,

Um dos servidores

Falou que a vacina

Só é para senhores

 

E senhoras que têm

60 anos.” O ouvinte

Lhe explicou melhor

Assim: “O seguinte,

 

Quantos anos tem,

Ó amigo?” O matuto

Falou: “Completei

61 ontem, e escuto

 

Ditos que a vacina

É para quem tem 60

Anos, então, passou.”

“Ninguém aguenta

 

Essas informações

Incompletas!” Disse

Esse funcionário ali

Chateado e triste.

 

Ora, se você não der

A informação certa,

Só confunde gente,

Assim, acha o Poeta.

 

Se a vacina é para

Gente de 60 anos,

Eu com os meus 61

Anos, é meu plano?

 

É óbvio que não é.

Então, como falar?

Ora, é avisar que,

De 60 anos pra lá

 

Todos podem sim

Agora se resguardar

Do vírus que pode

Uma gripe causar.

 

Mas tudo bem, é

Só mais uma poesia

Que eu escrevo aqui

Na Chácara Santa Maria.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A MINHA MÃE DIZIA: “O DONO DO CAVALO ANDA NA GARUPA”

    Mário Querino 07/05/2024 Ora, tem gente que Já se abusa com tudo Que existe no Planeta Terra sim, sobretudo   Dos insetos...