quinta-feira, 13 de abril de 2023

QUAL MOTIVO DO MUNDO SE ENCONTRAR ASSIM VIOLENTO?

 


 


É aqui que eu daqui

A pouco estarei sim,

Sentado para redigir

E você ler até o fim:  

 

Eu, Mário Querino,

Pude sim perceber

Que a ideologia já

Se contagiou e ver

 

Que o Mundo Novo,

Buscou a catar sim,

Coisa inteiramente

Envolvendo o fim

 

Da geração que via

A Orbe como parte

Da sua própria vida

Que tinha destaque.

 

Ora, hoje em dia, eu

Depois da loucura,

Vejo o Mundo triste

Com essas criaturas

 

Que tomam a Orbe

Ou o planeta Terra,

Inclusive o Distrito,

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde nasci, cresci

E vivo vendo coisas

Que eu nunca vivi.

 

Ora, nesse período

Não tinha tantos

Formados, notórios

Nem esse espanto

 

Que eu hoje em dia,

Visualizo na Terra,

Sobretudo no meu

Querido pé de serra.

 

Agora, vêm inquires:

Por que esta geração

De tantos formados,

Há mais corrupção,

 

Agressão, desamor,

Desrespeito e mais

Algo alarmante que

Não havia pra trás?

 

Será que não é sim,

Mau exemplo vindo

Dos nossos líderes?

Já vê Mário Querino,

 

Brigas de tapa, soco

Cadeira e palavrão

Entre deputados,

Senadores, e irmãos

 

No próprio Templo,

Que dizem ser sim,

A Casa de Deus. Isso

Dá a entender a mim

 

Que, tudo já é meio

Do povo seguir isso.

Pois se eu for líder

Chamado por Cristo,

 

Ou seleto do povo,

E ser mau exemplo,

Como serão meus

Seguidores? Tento

 

Esclarecer que, líder

Não pode errar não,

Pois é a luz, a trilha

E também a direção.

 

E os líderes são sim,

Briguentos, brutos,

Sem conversa boa,

Para com o público,

 

Insuportáveis, não

Aceitam a liberdade

Dos demais, exigem

Sim da Comunidade

 

E nada fazem sem

Visão no dinheiro,

Não acham Diploma

Como o verdadeiro

 

Sinal que é educado,

E assim por diante.

Agora, querem ter

Jovens estudantes

 

Pacíficos, tolerantes,

Parceiros e mais.

Mas, poderiam ter

Porque tudo é capaz.

 

Mas os seus líderes

São violentos sim,

São intolerantes

E fazem até o fim

 

Algo que até o Diabo

Duvida? Mãe Gildete

Intitulada D. Dedé,

Não usava Internet,

 

Porém, vivia melhor,

Embora, ter ideado  

13 filhos com meu pai,

E são sim, educados

 

Sem qualquer Título

De nível superior,

Somente eu, Mário,

Por graças do Senhor

 

Deus, e adentre luta,

Doidice, humilhação,

Preconceito, ironia,

E até a tal ingratidão,

 

Consegui sim, cursar

Teologia, não pra ser

O tal, o melhor aqui,

Mas para saber viver.

 

Saber conduzia sim,

A minha Família,

E aconselhar gente

Que anda na trilha

 

Por onde eu passar.

Não estudei visando

Salário de R$ 10.000,00

No cantinho baiano.

 

Ora, com dificuldades,

Ganhando pouco,

Paguei minha Escola,

Parece algo de louco,

 

Nunca me dediquei

Numa profissão para

Ganhar muita grana,

Sempre fui um cara

 

Que gosto de ser sim

Voluntário, para ser

Feliz, muita grana não

Ilude não o meu viver.

 

Então, do pouco que

Eu ganho, tiro para

A Internet, a luz e sim

Pra quando vem rara

 

Manutenção do meu

Simples computador.

Daí doo todo tempo

Pra redigir com amor

 

Uma poesia para ti,

Às vezes sou irritador,

Porém, não faço não,

O que já vejo Doutor

 

Fazendo na Câmara

Dos deputados e até

No Senado. A causa

De tudo isso, claro, é  

 

O modelo ruim de lá.

Alguém pode inquirir:

“De onde, ó Querino?”

De onde viste e eu vi.

 

A minha mãe dizia:

“Casa de pais, Escola

De filhos.” O que o pai

Fizer em toda hora

 

Que estiver em casa,

É isso que os filhos

Aprenderão, e filhas

Aprenderão no trilho

 

De sua mãe. Então é

Esta a razão do que

Acontece no Mundo,

E não adianta você

 

Procurar não, outra

Justificativa na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Titulado Bananeiras,

Onde feliz com a vida

Fico, após a loucura,

Ao lado de D. Marisa.


Mário Querino – Poeta de Deus 


Mário Querino 13/04/2023

  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...