sexta-feira, 27 de outubro de 2017

QUEM OBSERVA TUDO, TUDO SERVE DE LIÇÃO



Eu observando uma frase,
Fiquei completamente feliz,
Pois me trouxe inspiração
Ao entender o que ela diz:


“Aprendendo com os animais.”
Ora, isto me chama a atenção
E recorda o meu passado,
Quando tive uma depressão


E dialogava com as formigas
No Bairro dos Pimentas,
Guarulhos – São Paulo.
Até hoje jovens me atentam,


Porque eu aprendi sim
Com as nossas formigas.
Elas me ensinam a respeitar
A fila de amigos e amigas.


Foi com os pássaro que eu
Aprendi a louvar feliz,
Ainda estando preso
Em algum lugarejo do país.


O papagaio me ensinou
Que eu devo falar aberto
Tudo que eu aprender,
Ainda tendo um exército,


Eu devo falar com alegria,
Doa a quem doer.
Aprendi com o rato,
Que eu não devo querer


Aquilo que é dos outros,
Pois posso vantagem ter,
Mas ao encher a barriga,
Na cana vou permanecer.


Eu aprendi com a cobra,
Que ainda se arrastando
Vive prudente até o fim
E a boa caça procurando.


Aprendi com a preguiça
Que não devo ter pressa,
Para dar um passo à frente,
Paciência é o que interessa.


Eu aprendi com o pica-pau
Que ainda a árvore dura,
Ele investe todo seu tempo
Para achar o que procura.


Eu aprendi com o cachorro,
Que se humilha para ter
O pão de cada dia,
Apanhando, quer defender


O seu dono dos inimigos.
Aprendi com a pomba,
Que devo ser bem simples,
Ciente que uns zombam.


Eu aprendi com o burro,
Que eu devo trabalhar,
Mesmo no serviço pesado,
Sofrendo sem murmurar.


Só não quero aprender
Com homens que têm
Sabedoria, inteligência
E todo mundo lhes vê


Que se acham admiráveis,
Porém, o seu exemplo
Pode me levar ao Inferno
A qualquer momento.


Agora, pergunto assim:
Por que tenho inteligência,
Que só o ser humano tem
E busco uma experiência


Entre os animais que só
Têm instinto para viver?
Por que brutos ensinam
Melhor o que devo fazer


E passar para meus filhos,
O meu neto e os amigos?
É uma loucura que tenho
Neste mundo aprendido.


E muitos animais são
Os meus bons exemplos.
Por isso essa zombaria,
Calado e firme aguento.


Mário Querino – Poeta de Deus  

Poeta Mário Querino 27/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONTEM, ANTHONY GALVÃO CHEGOU FELIZ NA CHÁCARA SANTA MARIA

  Ontem, no seu carrão Chegou meu netinho Anthony, obviamente, Com o seu papaizinho   Alejandro Cis. Foi sim, Tempo de felicidad...