quinta-feira, 2 de junho de 2022

QUANDO A GENTE NOTA AS AÇÕES DOS ANIMAIS, ACHA QUE ELES SÃO MAIS CÔNSCIOS DO QUE A GENTE

 


 

Mário Querino 02/06/2022

Eu parei para refletir,

Tentando entender

Algo que eu observei

E pensei neste viver

 

Que trago no planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra

 

Onde passo o tempo

Espairecido, e a vida

Gosta é disso mesmo.

Por isso a D. Marisa

 

Já me entende bem

Aqui na Chácara Santa

Maria, onde observo

Algo que me encanta

 

E me deixa pensativo,

Já tentando entender

A Natureza do Senhor

Que criou com saber

 

Céus, Terra e tudo  

Que neles há. Todavia,

Eu e nem ninguém

Vai ter essa Sabedoria    

 

Para entender algo

Que eu fiquei notando

Aqui em Bananeiras,

Meu cantinho baiano.

 

Então, o ser humano

Nasce e precisa sim

De alguém para pôr

Fraldas, no início e fim

 

De sua vida na Terra,

Porque o corpo não

Há nenhum domínio  

Sobre o nosso Chão.

 

Mas observando sim,

Um animal gato,

Eu achei interessante

Seu zelo pelo espaço

 

Onde frequenta sim.

Então, um gato saiu

Do alpendre de casa

Procurando algo, viu

 

Um monte de terra,

Cavou, cavou, cavou

Até fazer um buraco,

Depois dentro cagou.

 

Mas o que me chama

A atenção sobre isso

Que eu observei aqui

No meu bom Distrito,

 

É o gato cagar e após

Enterrar com cuidado,

Para não exalar mau

Odor. Tenho notado

 

Que sua mamãe não

Lhe ensinou fazer isso,

Porém o gato faz sim,

Aqui no meu Distrito,

 

Enquanto, eu observei

Também um senhor

Já velho cagando sim,

Na trilha, e lá deixou

 

Sem enterrar. Isso dá

A entender nesta vida

Que, o gato tem mais

Higiene. E não precisa

 

De alguém pra educar,

Para que ele possa

Fazer a necessidade,

Sobretudo fisiológica.

 

A natureza humana

É implexa e precisa

De gente pra trocar

Fraldas até sua vida

 

Não chagar a idade

Determinada sim,

E depois volta a usar

Quando chega o fim

 

Da vida no planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Então, acho um gato

Mas civilizado sim,

Do que ser humano,

Acho e falo até o fim,

 

Sem nenhuma dúvida.

E por que somos sim,

Egoístas aqui, se gato

Tintim por tintim

 

Faz seu ato fisiológico

Bem melhor que nós?

Então, isso já me faz

Abaixar sim a voz.

 

Pois tive que aprender

Cagar no começo sim,

Da minha vida aqui,

E não saberei no fim,

 

Já me puseram fraldas

No início desta vida

E porão fraldas sim

No final. Agora, siga

 

A vida de um gato

E veja se ele carecerá

Ninguém pôr fraldas

Nele. Isto é pra pensar.

 

Mas Jesus Cristo falou:

“Agora não entendes

O que estou fazendo.”

E quem compreende?

 

E continuou sua fala

Assim: “Mais tarde

Compreenderás.”

Então, não me cabe

 

Ainda eu entender

Por que o gato caga

E enterra, enquanto,

Gente citadina larga

 

À-toa os dejetos aqui

No planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.   

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...