segunda-feira, 13 de junho de 2022

QUEM SEGUE O PRECONCEITO E O ORGULHO, PERDE O DIREITO DE SER FELIZ

 


 

Mário Querino 13/06/2022

Hoje, com muita fé

Fui consultar sim,

Meu Psicólogo Tácio

Que traz para mim

 

Uma certeza que eu

Estou muito bem.

Pois ele é Psicólogo

Que estuda também

 

O comportamento

Deste meu encéfalo

Que pensa algo bom,

Mas às vezes presto

 

Atenção e em volta

De mim dá para eu

Julgar muitas coisas,

Que somente Deus

 

Sopesa minha mente

E controla na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Ora, muitas coisa dá

A entender que já é

Coincidência na vida,

E pela intuição e fé,

 

Eu deixo passar livre

Os meus aforismos.

Pois eu ainda tenho

Aqui alguns objetivos

 

Que me darão a paz,

O amor e vida plena.

Então, eu devo parar 

E cogitar o problema

 

Que do nada surge

Na minha cabeça

Onde fica o encéfalo.

Então, que eu mereça

 

Consultar o Psicólogo

Para ele avalia sim

Linha de pensamento

Que existe em mim.

 

Caso o Psicólogo veja

A confusão mental

Que aparecer através

De meu porte verbal,

 

Obviamente vai sim,

Me enviar por graça

A outro profissional,

É claro, o Psiquiatra.

 

Porque como outros

Órgãos e membros

Precisam de Doutor,

Estou sim, sabendo

 

Que a mente precisa

Muito mais, por ser

O Governo do corpo.

Alguém pode dizer:

 

“Quem procura sim,

O Psicólogo é louco.”

Ora, que seja, mas

Procuro com gosto.

 

E tenho o que a ver,

Se você diz que sou

Louco a ponto de ir

Consultar um Doutor

 

Que vai me nortear

Para eu não conviver

Neste planeta Terra

À-toa? Saiba de você,

 

Que eu sei de mim.

Não é à-toa que eu

Completei 60 anos

De idade com Deus

 

Neste meu caminho,

A ponto de ninguém

Me chamar a atenção

Por magoar alguém.

 

Sempre recebo algo

Nesta vida pra revide,

Mas sou controlado,

Sei que o povo é livre

 

Pra pensar, falar e agir

Como quiser e acha

Lícito, porém, eu sou

Guiado por Psiquiatra

 

E Psicólogo, doutores

Que estudaram sim,

E ainda estudam aqui

Pra cuidarem de mim.

 

Pois se eu não fosse

Um animal Humano,

Não iria procurar não,

No cantinho baiano

 

Nenhum Doutor, pra

Que procurar, sendo

Perfeito? Se não sou,

Enquanto eu vivendo,

 

Tenho a necessidade

De um bom Psicólogo

E de bom Psiquiatra,

Porque quem vai logo

 

À procura de Doutor,

Sobretudo da Mente,

Pode viver mais feliz

No meio dessa gente

 

Inteligente e sabida,

E nunca será doida.

Ora, eu que estudo

E vejo de perto coisas

 

Absurdas, já meneio

A cabeça julgando:

Eu sou um cara louco

No cantinho baiano,

 

Mas Deus me livre

De eu cometer isso

Que já vejo os sábios

Fazendo no Distrito

 

De Bananeiras e sim

No Palácio do Governo

Federal, isso só faz

Eu procurar mesmo

 

Um Psicólogo e ainda

Um Psiquiatra, para

Me controlar bem

A ponto de ser o cara

 

Que é louco, contudo,

Percebe mais loucura,

Entre os governantes

Eleitos como criaturas

 

Inteligentes e sabidas,

A ponto de comandar

Um país inteiro.

Ora, eu vou procurar

 

O meu Psicólogo sim,

E se precisar, eu vou

Procurar o Psiquiatra,

É melhor um Doutor

 

Entre essa boa gente

Do que o preconceito 

E orgulho que deixam

A gente sem direito

 

De buscar a melhora

Para viver a vida

Que Deus dá a gente.

Sorte tem D. Marisa,

 

Por escolher o louco

Que lhe deixa ditosa

Na Chácara Santa Maira

E ainda muito famosa

 

No Universo inteiro,

Pois ela não importa

Com ditos populares,

Ela e ciente que gosta

 

Do cara muito louco.

Ora, quem quiser ser

Inteligente e sabido

Seja, loucos vamos ser

 

Até a volta do Senhor

Jesus Cristo,

O Mestre que estamos

Esperando no Distrito

 

De Bananeiras, para

Acabar com tudo isso

Que ouvi, falei, cheirei

Vi e já fiz no Distrito.

 

Claro, cheguei no CAPS

Nova Esperança, mas

Houve um imprevisto

Que esta vida nos traz:

 

O Psicólogo não foi

Não, hoje para o CAPS,

Mas Deus não deixa

De deixar em destaque

 

O que eu devo fazer.

Ainda bem que eu fui

Sim de carro próprio,

E assim, a gente frui

 

Melhor do trabalho.

Já pensou se eu fosse

A pé, como essa gente

Na cabeça já trouxe

 

Ironia para comigo,

Só a fim de me taxar

Como um louco

Neste meu lugar?

 

Mas tudo bem, fui

E regressei em paz,

Deus nos abençoe,

E eu vá mais e mais

 

Dialogar com Doutor,

Sobretudo de graça,

Pois tenho Psicólogo

E também Psiquiatra,

 

Não preciso ir oculto

Nas clínicas à parte,

Vou abertamente

Visitar o nosso CAPS.

 

Quem achar que sou

Doido, que ache,

Vá pagar sua Consulta,

Que eu vou ao CAPS.  

  

Mário Querino – Poeta de Deus 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...