quarta-feira, 28 de novembro de 2018

MALA DO SEGREDO QUE ACOMPANHA O POETA MÁRIO QUERINO




Foi no final de dezembro
De 1980, quando terminei
O meu Curso Ginasial
E sem recursos fiquei


Para continuar os estudos,
Meu pai Antônio Pereira,
Foi à Senhor do Bonfim
E comprou a primeira


Mala para eu ganhar sim,
O mundo e conseguir algo
Que o meu coração mais
Almejava no meu passado.


Então saí de casa com fé
De arranjar meu emprego
E pudesse continuar sim,
Meus estudos, um desejo


Que eu tinha no coração,
Mas era difícil para mim.
Daí cheguei em São Paulo,
Todos zombavam de mim,


Porque eu era um boêmio
E não seria capaz de lutar
Em prol do meu objetivo.
Contudo, eu pude mostrar


Que, apesar de ser boêmio,
Eu tinha um desejo forte
Dentro do meu coração,
Que era estudar com dote


Pra chegar aonde cheguei.
Passando 1 ano e 7 meses
Na cidade de São Paulo,
Carreguei muitas vezes


Sacola com resto de comida
Para os porcos de meu tio.
Obviamente numa bicicleta
Fosse tempo quente ou frio.


Dessa vez nada deu certo,
E voltei para a minha terra.
Contudo, muito desejoso
Neste querido pé de serra.


Em março de 1985, eu fugi
Para o Estado de São Paulo,
Dessa vez o negócio foi sim,
Outro, apanhei muito, claro,


Da Polícia sem coração,
Por falta de conhecimento
E sem os direitos humanos,
Que não havia nesse tempo.


Claro, eu fugi sem a mala,
Todavia, depois ela foi sim,
Em outra boa ocasião,
Com fé à procura de mim.


Mas somente eu passei
7 meses lá em São Paulo,
Porque a coisa já tinha
Ficado mais difícil, é claro.




Porém, eu não desistir,
Ainda sem mais esperança,
Trazia no coração o desejo
E essa doce lembrança

De quando eu estudava,
A fim de ser um Doutor.
Todavia, depois de 20 anos
Recebi a bênção do Senhor,


E concluí o meu Magistério,
Com apoio de D. Maria José.
Mas ao terminar o Curso
Eu não pude mais tomar pé,


Por falta de condições sim,
Obviamente, financeira.
Contudo, fiquei animado,
Subi 1 grau em Bananeiras.


Daí passando mais 15 anos
Sem estudar, Deus me viu
Insatisfeito, pois o sonho
Que eu tinha no Brasil,


Era ter Curso Superior sim,
E me mostrou com alegria,
O Curso Teológico, e após
A Faculdade de Teologia.


Mas agora eu já descobri
Que toda essa correria,
Me trouxe grande loucura,
Sendo Bacharel em Teologia,


Me sinto mais contente
Trabalhando de Pedreiro,
E outras artes no Distrito,
Hoje, sou um Porteiro


De um pequeno Colégio,
Mas passo o meu tempo
Estudando com satisfação
Para que meu pensamento


Seja poético neste sertão,
Para alegrar aos amigos
E mostrar que o homem
Pode viver bem consigo.


Hoje a mala está repleta
De papéis datilografados,
Não tinha computador
E escrevia na máquina algo


Poético para expor aqui
No Distrito de Bananeiras.
Hoje, graças ao Senhor,
Amigos da Terra inteira


Leem o Poeta Mário Querino,
Artista que passou sim,
Por uma provação delicada,
E sofreu tintim por tintim


Pra chegar até ao momento
Com ideias tão brilhantes,
Para deixar o povo feliz
E animado a todo instante.


Mário Querino – Poeta de Deus 

Poeta Mário Querino 28/11/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário

FLAMENGO E SÃO PAULO LUTARAM ONTEM, E O FLAMENGO VENCEU

    Ora, fiquei assistindo Sim o jogo, Flamengo E São Paulo na boa. Eu tudo percebendo   Comecei a escrever Poesias durante ...