terça-feira, 6 de dezembro de 2022

JÁ NOTEI QUE, ATÉ PARA TER LIMPEZA PRECISA DE DOM, E SE PEDIR DEUS DARÁ

 


 


Ora, alguém já inquiriu:

“O que fazer para deixar

Uma casa bem ornada,

Mormente onde está

 

O famoso e bom fogão,

E ainda a pia pra louça,

Onde se concentram

Essas nojentas moscas?”

 

Ora, alguém quer saber

O que eu objetar sim

A pessoa que já cuida

Duma cozinha. É ruim

 

Sim a minha resposta,

Mas quem é inteligente

E ama a boa limpeza,

Lhe deixa sim contente.

 

Então, a melhor forma

De trazer a casa limpa,

Sobretudo a cozinha,

É varrer sim, e se sinta

 

À vontade nas horas

Que há um tempinho.

Ora, não custa nada

A gente com carinho

 

Passar uma vassoura

Em nossa simples casa,

Onde passamos o dia

E noite sem fazer nada,

 

Não custa nada limpar

O fogão quando fizer

A nossa boa comida  

Com fé, ledice, prazer,

 

Amor e muita ternura,

Para o fogão não ficar

Sujo e exalando fedor,

A ponto de convidar

 


Essas nojentas moscas,

E também as baratas.

Ora, quando D. Marisa

Não pode limpar, achas

 

Que o nosso fogão vai

Ficar sujo assim, fedido,

E cheio de moscas? Não.

Quando já é concluído

 

O nosso simples café,

Nosso almoço e jantar,

Quando a D. Marisa

Não pode não, limpar

 

O nosso fogão, eu vou

Com um paninho e faço

Uma boa limpeza sim,

E varro todo o espaço,

 

Se possível, passo pano

Com produto cheiroso.

Porque Deus ama sim

Um ambiente de povo

 

Cuidadoso no planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Ora, acabou de cozer,

Limpe bem seu fogão,

Já acabou o trabalho

Na cozinha, meu irmão

 

Ou irmã, passe o pano

Com produto cheiroso,

Porque assim o Diabo

Jamais vai usar o povo

 

Para falar mal de você.

Ao contrário terá sim,

Inveja da casa ornada

E tintim por tintim

 


Verá tudo bom e lindo,

A ponto de usar o povo

Para falar que você

É ser humano bondoso.

 

Pois o Diabo não gosta

De Mulher caprichosa

E nem de homem sábio,

Quanto mais preguiçosa

 

Seja a Mulher, o Diabo

Lhe usa para destruir

O Lar da companheira

Que sua para construir

 

E deixá-lo bem limpo,

A ponto dos amigos

E amigas terem gosto

De visitá-lo. Ora, digo

 

Tudo isso por que fui

Inquirido por alguém,

Porém, não leve a mal,

Se você não cuida bem

 

De sua casa. Mas acho

Que seja uma solução

Para se manter limpo

Sobretudo o seu fogão,

 

Porque Deus ama sim

Uma casa bem ornada

Ou um ambiente onde

Há sim Mulher amada

 

E Homem de atenção

Para com as coisas sim,

Por isso agora já objeto,

Ainda que seja o ruim

 

Pra você neste chuvoso

Dia de terça-feira,

Onde sigo feliz da vida

Aqui em Bananeiras.

 

Mário Querino – Poeta de Deus 


Mário Querino 06/12/2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...