domingo, 11 de dezembro de 2022

QUAL SERÁ O FUTURO DE QUEM É PROTEGIDO PELA LEI DO NÃO FAZER NADA?

 


 

Mário Querino 11/12/2022

Eu sabendo de fatos

Já ocorridos na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra,

 

Algo deu a entender

Que, a vida já está

Completamente fora

Da tradição do lugar.

 

Ora, quando eu tinha

Uns 10 anos de idade,

Eu levava leite sim

A uns 6 Km. Verdade,

 

Montado num jegue

Com cangalha e vasos.

Saía as 7h e voltava

As 12h, bem cansado,

 

Com sede e sim, fome,

E todo dia tinha que ir

Levar o leite pra fazer

Manteiga e queijo ali.

 

Hoje em dia, a vida já

Parece que perdeu

Seu bom sentido sim,

Aqui no cantinho meu.

 

Pois um adolescente

Só quer acessar sim

Esse famoso celular,

E isto já se torna ruim

 

Entre parentes, amigos

E amigas também,

Porque os direitos sem

Deveres aqui, ninguém

 

Quer fazer mais nada.

Isso é muito ruim:

O avô pediu ao neto

Pra fazer algo, assim,

 

Lhe respondeu: "Não.

Eu não vou não Vô."

Ora, a distância é sim,

300 m, longe ele achou.

 

Mas isso é por causa

Desses direitos sem

Os deveres. Pessoas

Do meu tempo vêm

 

Achando a Educação

E sim, a boa vontade

De adolescente ajudar  

Aos avós de idade

 

Já estão em processo

De extinção na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Por que foi criado sim,

Direitos sem deveres

Pra criança e adolescente?

Não leve a mal os dizeres

 

Do Poeta Mário Querino,

Porque nada vem não,

Por um acaso à Terra,

Mormente ao sertão.

 

Na minha concepção,

Porque quem cria leis

Não precisa do auxílio

Dos filhos, e ainda sei

 

Que vivem em espaço

Seguro tendo na vida

Ocupação pra mente,

Sem raio de amigas

 

E amigos que possam

Desviar pensamentos.

É diferente de quem

Fica na rua o tempo

 

Todo sem fazer nada,

Isso é um perigo sim.

Por isso vivem tantos

Fora da Lei e tão ruins.

 

Obviamente por não

Fazerem nada aqui

Neste planeta Terra,

Onde eu nasci, cresci,

 

Trabalhando, e não

Me dei, não me dou

E espero não me dar

A uma vida de rancor.

 

Porque confesso sim,

Assim tão seguro?

Porque nasci, cresci

E sou velho, mas puro

 

Em meus princípios.

Sem carecer a Polícia

Me corrigir em lugar

De meus pais. Ora, fica

 

Aqui meus relatos sim,

Pois a vida hoje em dia,

Está caminhando para

Um surto ou pandemia

 

De não querer fazer

Mais nada na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Então, quem pôs esse

Mal costume no povo,

Foram os criadores

De leis, deram o novo

 

Direito as crianças sim

E aos adolescentes,

Que agora só faltam

Bater e engolir a gente

 

Que passa à Terceira

Idade. Isto é implexo,

Gente não é cria para

Ficar sem labor perto.

 

Pois minha mãe dizia:

"Mente desocupada é

Oficina do Diabo."

E quem na Terra quer

 

Um filho mimado sim,

Certamente no provir

Verá lágrimas de sangue,

Seja lá ou seja, aqui

 

Em meu amado Distrito,

Onde eu nasci, cresci

Sempre ajudando meus

Saudosos pais, e aqui

 

Estou vivendo na boa,

O trabalho que eu tive

Somente me ajudou

Para eu viver sim livre

 

Sem precisar a Polícia

Me corrigir ou mesmo

Tirar minha boa vida.

O trabalho é o segredo

 

De formar um Homem

De bem, de caráter sim,

E ainda com direitos

E deveres até o fim.

 

Agora, seja contra mim,

E mime o seu bom filho,

Que no futuro verás

Ele perder o seu brilho.

 

Quem trabalha já faz

Tantas besteiras que até

O Cão duvida, imagina

Quem aqui nada quer

 

Com a vida que Deus

Nos dá aqui na terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra!

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...