segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

POETA MÁRIO QUERINO FAZ SUA ÚLTIMA VISITA DO ANO NO CAPS NOVA ESPERANÇA DE PINDOBAÇU

 


 

Psicólogo Tácio Danilo e Poeta Mário Querino 05/12/2022

Eu fui visitar o CAPS

Nova Esperança,

Pois eu necessitava

De uma segurança

 

Nas minhas ideias,

Pois já passei dias

Sem me consultar,

E hoje, com alegria

 

Fui falar com meu

Psicólogo Tácio,

Para que ele avalie

Neste bom espaço

 

Meus pensamentos,

Pois quando reflito

Aqui em Bananeiras,

Meu amado Distrito,

 

Intuo que a mente

É frágil que, serve

De abrigo pro Diabo,

E o inteligente deve

 

Procurar o Psicólogo

E o Psiquiatra sim,

Para avaliarem tudo

Tintim por tintim

 

E já relatarem sobre

Meus pensamentos

Que são um pouco

Aéreos, assim penso.

 

Contudo, não custa

Nada eu ir à Sede

Do meu Município,

Onde gente percebe

 

Que busco no CAPS

Um bom Psicólogo

E um bom Psiquiatra,

E você deve ir logo

 

Antes de aumentar

A sua indiferença,

Porque mais tarde

Suas consequências

 

Pode acarretar sim

A sua mente e ficar

Demente na Terra,

Sobretudo no lugar

 

Onde a vida oferece

Paz, amor e ternura,

A ponto de olvidar 

Sim a tal de loucura.

 

Por isso eu já busco

Enquanto estou sim,

Encontrando aqui

Psicólogo para mim,

 

E Psiquiatra também.

Ora, o melhor da vida

É eu viver aqui bem

Sim, com a D. Marisa.

 

Quem se achar sabido

E inteligente na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra,

 

Eu recomendo que vá

Ao CAPS, não fique aí.

Alguém já com ironia

Indagou a mim aqui:

 

“Frequentas o CAPS?

Lá é lugar de louco!”

Eu ri e depois perquiri  

Com prazer e gosto:

 

Se é espaço de louco

Não sei. Mas eu sei

Que, fui lá e ditoso

Com um Doutor falei,

 

E se ele é também

Um louco, não notei

Durante a conversa.

Eu ainda encontrei

 

Amigos enfermeiros,

Atendentes e mais

Gente que só ajudam

Nós vivermos em paz.

 

Ora, eu já estou indo

Ao CAPS por ter sim

Uma boa visão aqui,

E quero ir até o fim.

 

Pois se eu não fosse

Ao CAPS, a loucura

Já teria me lançado

Numa vil sepultura.

 

Ora, não se confunda 

Por me ver no CAPS,

Porque minha visita

É um bom destaque.

 

E hoje faço a última

Visita do ano 2022,

Mas quando o Ano

Passar, logo depois

 

Farei outras visitas,

Se Deus quiser sim,

E Ele quer, porque

É algo bom pra mim.

 

Por isso já dialoguei

Com Psicólogo Tácio,

E ele já me avaliou,

E me sair bem, acho.

 

Mas se tem alguma

Dúvida sobre mim,

Procure o Psicólogo

E tintim por tintim

 

Indague sobre mim

E ele quebre o sigilo,

Permito ao Psicólogo,

Dr. Tácio Danilo.

 

O bom é saber bem

Da minha loucura,

E o motivo de eu ir

Sempre à procura

 

De um Psicólogo ou

De um Psiquiatra.

Como eu sou pobre

E só tem de graça

 

No CAPS Nova Esperança,

Vou contente e feliz

Para eu poder ter vida

Com alacridade no país

 

Intitulado Brasil, onde

Nasci, cresci e a vida

Me deixa assim ditoso

Ao lado de D. Marisa.

 

Já faz uns 37 anos sim,

Que procuro Psicólogo

E Psiquiatra, e eu vou  

Indo dando até logo,

 

É óbvio, muita gente

Já se foi sim embora

Morar num sepulcro

E eu estou até agora

 

Contando os lances

Que me emocionam,

Ao lado desta Mulher

Que Deus proporciona.

 

Quem já me tachou

De louco na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra,

 

Já foi habitar no Céu,

Como dizem todos

Que já me chamam

De louco ou doido.  

 

Mas espero que sim,

Porque Deus não fez

Figura e Semelhança

Com amor e sensatez,

 

Para depois lançar

No fogo do Inferno.

Então, quem já se foi

Está com o Pai Eterno,

 

E eu estou na espera

De ir ditoso também.

Porém, por enquanto,

CAPS só me faz bem.

   

Mário Querino – Poeta de Deus     

 

“Concede sempre a tua graça a quem te conhece, e a tua justiça aos retos de coração.” (Sl 36, 11)


Mário Querino 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...