sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

UM HOMEM PREPARADO VALE POR DEZ, MAS QUANDO É PRA INCIDIR NADA IMPEDIRÁ

 


 

Mário Querino 09/12/2022

Hoje, fui buscar areia

Na firma de um amigo,

Pra fazer um trabalho

Que fazer eu já preciso.

 

Ora, quando eu vinha

Com o carrinho cheio,

O pneu deu um pipoco.

Agora sim, eu já creio

 

No que a mãe Dedé

Dizia nesta boa terra,

Onde a gente merece,

Claro, no pé de serra,

 

Aprender os adágios:

“Não adianta madrugar

Se a noite é de escuro.”

“Homem preparado está

 

Valendo sim, por dez.”

Mas quando é para vir

Algo pra nossas vidas,

Nada poderá impedir.

 

Por isso agora eu creio

No que a minha mãe já

Dizia: “Quanto mais

O homem seguro está,

 

Mais provações vêm.”

Já foi muito bem dito

Que há tempo pra tudo,

Sobretudo no Distrito,

 

Intitulado Bananeiras.

Então, na vida é assim,

Quando está ditoso

Tudo é bom até o fim,

 

Porém, quando perde

Algo, muda o aspecto

E não quer aceitar não,

Ainda estando certo

 

Que, a verdade é esta:

Deve ter conceito sim,

Quando algo não der

Pra se trazer até o fim.

 

E onde há mais de um

Para ocupar uma vaga,

Só ficará o melhor,

Os outros vão pra casa.

 

Ainda sem aceitar não,

A esperada derrota,

Mas quem está na luta

Deve abrir uma porta

 

Para entrar ou sair

Sim, senão só empata.

O certo é passar feliz

Para o outro sua faixa.

 

Então, como o pneu

Do meu carrinho foi

Explodido, ditoso eu  

Comprarei outro depois.

 

Porque já reconheço

Que chegou seu tempo,

Deu o que tinha de dar,

É o meu pensamento.

 

Agora, eu vou chorar

Porque perdi o pneu?

Não, quando eu puder

Ponho outro no meu

 

Velho carrinho-de-mão.

Eu não acho que seja

Algo perdido, se se sair  

De mim. Agora, veja!

 

Entrarei em depressão,

Só por que um pneu

Explodiu e meu carro

Ficou sem ele? O Deus

 

Que me deu este carro

Com o pneu, pode dar

Apenas o pneu sim,

Disso não vou duvidar.

 

Ora, quando fui buscar

A areia, eu levei sim

Bomba por precaução,

Mas veio o mais ruim:

 

O pneu explodiu sem

Chance de eu encher.

De que valeu a bomba,

Se eu tive que trazer

 

O carrinho com o pneu

Rasgado? Mãe tinha sim

Razão pra dizer ditados

Que advertissem a mim.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...