segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

QUEM PODE IMPEDIR UM OLHAR, E SABE O SEU SENTIDO?

 


 

Mário Querino 26/12/2022

Alguém indagou sim:

“O cara vivia notando

Que a mulher olhava

Para outro passando.  

 

Ora, sempre passava

Por onde ela vivia

Demonstrando amor

Pelo esposo todo dia.

 

Agora, o que o esposo

Fará nessa vil situação

Que já causa ciúme

E dúvida no coração?”

 

É óbvio, o caso é sim

Implexo pro marido

E será para a esposa,

Eu acho um perigo.

 

Qual é a minha ideia?

Obviamente pode ser

Essa que exibo pra ti:

O marido precisa ter

 

Bastante cautela sim,

Paciência e tolerância,

Pra não se precipitar

Usando a ignorância,

 

E abolir sim o sentido

Da vida sobre a Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

E ninguém deve não,

Definir uma suspeita

Em dúvida, porque

Homens não aceitam

 

Decisão precipitada,

A qual pode causar

Um grande prejuízo

E não ter jeito a dar.

 

É melhor observar,

Ainda que fique

Notando até morrer,

É melhor que triste.

 

Que procure na vida

Evitar ciúme, julgar,

Descaso, abandono

E sobretudo o brigar.

 

Pois assim a coisa fica

Implexa e mais olhar

Aparecerá pra fazer

O seu esposo ciumar

 

E já ficar apaixonado.

Então é bem melhor

Demonstrar amor,

Que tudo ao arredor

 

Vai se encaixando

E ficando mais ligado

O coitado do amante

Que está apaixonado

 

Por uma mulher sim

Casada, e cada olhar

Que ela a ele dirige

Ele fica mais a desejar

 

E mais perto ele está

De uma triste vida

Ou de uma sepultura,

Pois a paixão proibida

 

Causa furor ao esposo

Que se sente traído

Por uma mulher que

Ama. Isso é um perigo.

 

Por isso o esposo não

Deve se determinar,

Ao se achar nervoso

Sim, para não praticar

 

Alguma besteira aqui

No planeta Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Eu acho melhor ficar

Esperando o tempo,

E aceitar a decisão

Da mulher. O vento

 

Passa e carrega tudo,

Por que ficar assim,

Com ciúme e dor

No coração? É ruim

 

Sim carregar isso pro

Resto da vida.

“Mas pro olho não há

Cerca.” Diz D. Marisa.

 

Então, deixe ela olhar

E ele se apaixonar

Mais. Depois resolve

O problema sem ficar

 

Fora das normas sim

Do Senhor Deus

E das leis humanas,

Este é o parecer meu.

 

Pois tomar decisão

Afoita pode estragar

O sentido desta vida

E o gosto de remar

 

O barco que conduz

Ao marido pra vida

De contentamento.

Então, não crie briga,

 

Porque o olho é vivo

E ninguém lhe atalha

Olhar o que quiser,

E nem lhe atrapalha.  

 

Porém, ninguém sabe

Qual objetivo do olhar,

Se é olhar de paixão

Ou sim, por admirar.

 

Eu acho melhor fazer

Sim, papel de bobo,

Pois assim, tudo vai

Cair na boca do povo,

 

E quando logo chegar

Ao esposo, aí sim,

O esposo deve saber

Tintim por tintim

 

E daí tomar a devida

Decisão, sem perder

A cabeça nem a paz

Que precisa pra viver

 

O resto de sua vida.

Pois quem achar que,

É dono de alguém,

A ideia não vai valer,

 

Pois ninguém é dono

De ninguém.

Ora, cada qual traz

Os traços que já tem.

 

Isso é algo nato sim,

Ninguém vai mudar,

E a melhor coisa

É o esposo deixar

 

A mulher determinar

A sua vida na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra

 

Intitulado Bananeiras,

Onde eu nasci, cresci

E vivo com D. Marisa,

Obviamente, até aqui.

 

Mário Querino – Poeta de Deus    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...