quarta-feira, 3 de maio de 2023

ESTUDAR A ÍNDOLE DOS OUTROS É BOM, MAS JÁ ESTUDOU A SUA?

 


 

Mário Querino 03/05/2023

Cada tempo que vem,

Eu procuro então fazer

Estudo da minha índole

Para um dia entender

 

O meu procedimento

No Planeta Terra,

Mormente no meu

Amado pé de serra.

 

Claro, tenho 61 anos

De idade no Planeta

Terra, porém, nunca

Veio ainda na cabeça

 

O por que sou assim.

Eu não poderia ser

De outro jeito aqui?

Minha vida ou viver,

 

Não poderia curtir

Como muitos curtem

Por aí e por aqui sim,

Mesmo que custe

 

Um alto preço diante

Do Senhor meu Deus,

Que fez os céus, a terra

E tudo que há, até eu?

 

Por que nunca mudei

Minha ideia na Terra?

Por que começo algo

No meu pé de serra

 

E quando já vou indo

Sim bem com a obra,

Vem gente me afastar

Com ideia e visão nova

 

Somente a fim de ver

Eu excluído do setor,

E depois vai comentar

Que me sair do labor?

 

Ora, nunca me afastei,

Só deixo o povo fazer

O seu trabalho em paz,

Porém o pior é eu ver

 

Tudo indo de água

Abaixo, quando saio.

Ora, comigo vai bem,

E eu não atrapalho.

 

Então eu pagaria sim,

Um milhão (se tivesse)

Para não entrar não,

Em motim. Que desse

 

Valor as obras que eu

Procuro deixar vivas,

Boas e sim, bonitas

Nesta terrinha querida.

 

Ora, viver isolado não

É coisa boa não,

Porém, é bem melhor

Do que entre aflição.

 

Eu sei que um tição

Sozinho num canto,

Ele se apaga sim,

Mas diante de tanto

 

Abjuro e má vontade,

De me ver presente,

É melhor ser apagado,

Ainda entre sim gente.

 

Para que tanto fogo,

Se não queimar nada?

Estando apagado, não

Fala nem ouve palavras

 

Que possa sim excluir

Do meio dos outros.

Ora, procuro entender

Meu algoritmo louco,

 

Ainda cônscio de tudo.

Este é meu problema,

E eu peço a você que

Também entenda  

 

Esses motivos de eu

Não permanecer não,

Entre sim a Sociedade,

Por ter outra visão

 

E por viver afastado.

Mas eu confesso sim:

Eu tenho vontade

De viver feliz até o fim

 

Associado, contudo,

A minha natureza

Prefere ficar de fora,

Acho todos gentileza,

 

O enigma está em mim,

Pois se eu me entrasse

Mesmo como abelhudo,

Talvez, me aceitassem 

 

Assim como eu sou,

Porém, prefiro ficar

Completamente fora,

Para não atrapalhar

 

Os outros que querem

Fazer algo bom.

E assim, acho melhor

E tenho isso como dom,

 

É óbvio, vindo de Deus.

Por isso gosto de tudo,

Mas nem tudo cabe

A mim. Eu faço estudo

 

Para entender minha 

Índole aqui na Terra,

Mormente no meu

Amado pé de serra.

 

Não quero entrar não,

Em julgamento agora,

Mas pelo que eu acho,

Somente a senhora

 

Intitulada D. Marisa,

Tenta me entender,

Pois já me aguentou

Sim, 41 anos sem ter

 

Nenhum problema

Grave, já aconteceu

Algo sim, estranho

Entre D. Marisa e eu,

 

Mas sou eu quem não

Presto para conviver

Como cara civilizado.

Por isso gente me ver

 

Com olhar diferente

Porque eu sou assim,

Porém, deixo bonito

E gente é contra mim,

 

A ponto de desanimar

A minha mão-de-obra,

E no final das contas,

Ninguém mais inova.

 

Daí então, tudo vai

Sim de água abaixo

E o estado fica pior.

E o meu labor?  Acho

 

Que, por mais que eu

Estude minha natureza,

Eu nunca vou chegar

A baliza, com certeza.

 

Porque a minha idade

Já está sim avançada,

E não mudei quando

Eu era novo, moçada,

 

Acha que eu mudarei

Agora, depois de velho,

Que já procuro viver

Diferente? Não espero

 

Nenhuma modificação,

A não ser, para ficar

Mais consciente sim,

Neste amado lugar

 

Titulado Planeta Terra

Onde eu nasci, cresci

E estou vivendo assim,

Do jeito meu, até aqui.

 

Mário Querino – Poeta de Deus



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...