segunda-feira, 8 de maio de 2023

QUEM VEM DO PASSADO, NÃO ENGOLE DITOS MODERNOS


 

Mário Querino 08/05/2023

Chegando à Idade,

Ainda sim, com vigor,

Eu quero agradecer

De coração ao Senhor.

 

Pois chegar até aqui,

Não é pra todos não,

E com a D. Marisa é

Privilegio, ó irmãos.

 

Francamente, ainda

Sinto-me um jovem

De 18 anos de idade,

É óbvio, ele até pode

 

Ter mais força sim,

Visto pela sua idade,

Mas eu te garanto

Que, na coragem,

 

Ele já perde de 10X0,

Porque nunca vi não,

Uma juventude fraca

Como desta geração.

 

Não é pra tomar sol,

Pra pele não queimar,

Nem tomar chuva,

Para não se gripar.

 

Agora, eu pergunto:

E quem vai plantar

Mandioca para ter

Farinha neste lugar?

 

Quem vai plantar

Feijão para o almoço

Existir na hora certa,

Pra si e pros outros?

 

Quem vai plantar

Milho para ter sim,

O bom cuscuz para

Todos e para mim?

 

Quem vai plantar

Outras coisas mais,

Pra gente comer

E viver aqui em paz

 

Com barriga cheia?

Ora, será que tudo

Isso nós teremos sem

Sol e chuva? Estudo

 

O ambiente e vejo

Que não dá para ter

Tudo isso em lugar

Coberto. A não ser,


Colocar uma manta

A cima da Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde nasci, cresci

E até hoje, eu digo

Que, eu nunca vi

 

A juventude assim,

Sem querer tomar

Sol nem chuva, pra

Doente não ficar.

 

Por que quando eu

Era criança, tomava

Sol o dia inteiro sim

E esse câncer ficava

 

Muito distante sim,

Das pessoas? Havia,

Câncer, pois ele é

Do princípio. Eu via

 

Todo mundo na luta

Debaixo deste sol

E das fortes chuvas

Somente em prol

 

De ganhar dinheiro

Pra não querer algo

Dos outros, por que

Era sim desonrado.

 

Hoje, não toma sol

Nem chuva, e tudo

Está pior pra gente,

Eu fazendo estudos,

 

Vejo que o câncer

Está arrasando sim,

A gripe se alterando

E cientistas só a fim

 

De eliminar isso,

Investem milhões

De reais. Mas cada

Dia surgem bilhões  

 

De vírus no planeta

Intitulado Terra,

A ponto de atingirem

Até meu pé de serra

 

Titulado Bananeiras.

Ora, e por que não

Dizem que tudo isso

Vem da alimentação,

 

Da poluição causada

Por guerras, fábricas

E agrotóxico nos rios?

Isso ninguém passa

 

Para as nações não.

Por quê? Porque dá

Muito lucro sim,

Então é melhor falar

 

Do sol que Deus fez,

Da chuva que Deus

Envia quando Ele vê

Seco o Mundo seu,

 

E de algo que não

Pertence ao Homem,

Para não manchar

O seu próprio nome.

 

Pois o ser humano

Faz suas besteiras,

O sol e a chuva são

Vilões a vida inteira

 

Desse grande mal.

Ora, quem vem sim

Do passado, já sabe

Que isso é a fim

 

Dos homens saírem

Dos problemas sim,

E jogarem a culpa

Ou essa fama ruim

 

Para o sol e a chuva.

Mas eu na idade,

Salvo o sol e a chuva

Exibindo a realidade.

 

Mário Querino – Poeta de Deus 


“Tudo posso naquele que me dá força.” (Fl 4, 13)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...