sábado, 27 de maio de 2023

O PERDÃO É A MELHOR DÁDIVA QUE DEVEMOS GANHAR DOS AMIGOS E AMIGAS

 


 

Mário Querino 27/05/2023

Alguém perguntou:

“O que devo fazer

Para reconquistar

Gente que pude ter

 

Como gente amiga,

E se saíra de mim?”

O que devo objetar?

A amizade é assim:

 

Ela começa e depois

Chega um fim, basta

Uma palavra fora

De tempo, pra graça

 

Deixar de existir sim,

Também só basta ter

Um poder nas mãos,

Pra pessoa esquecer,

 

Até mesmo de quem

Tanto lhe ajudou.

Então, o que se deve

Fazer? Ora, dar amor,

 

Demonstrar gratidão

Sem visar interesse

Próprio. Certamente,

Fazendo sim desse

 

Jeito, algo vai mudar

A vida aqui na Terra,

Mormente no meu

Querido pé de serra.

 

Alguém pode inquirir:

“Mas alguém me fez

Aqui um grande mal,

O que faço desta vez,

 

Para eu reconquistar

E voltar a ser amigo?”

Ora, por mais forte

Seja o mal, eu digo:

 

Perdoe seu próximo,

Pois se já resolveu

O problema, por que

Deixar o coração seu

 

Superlotado de ódio

E de ressentimento?

Ora, as nossas vidas

Ficam por um tempo

 

Neste vasto Planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde nasci e cresci.

Alguém pode ainda

Com dúvida inquirir:

 

“Mas alguém quase

Tirou a minha vida

Da Terra, o que faço

Pra tê-la como amiga?”

 

Ora, o que objetar?

Simplesmente isso:

Use as palavras que

Já citou Jesus Cristo:

 

“Pai, perdoa-lhes,

Porque eles não

Sabem o que estão

Fazendo.” Meu irmão,

 

Se você já está feliz,

Por que não almejar

O melhor pra pessoa

Que quis te eliminar,

 

Porém, Deus te ama

De tal maneira, que

Livrou-te desse mal,

Para agora, ver você

 

Amar seus inimigos

E orar por quem está

Perseguindo-te? Ora,

Um dia vamos ficar

 

Sim, num só Corpo

E num só Espírito.

Saiba que na Terra

Sempre existiu isso,

 

Ainda existe, e vai

Sim, sempre existir

Com essa energia.

Hoje, já pensei aqui:

 

Tudo que já vemos,

Existiu antigamente,

Claro, de outra forma

Por ter menos gente,

 

E objetos grosseiros.

Lá no início existia:

Guerras, acidentes,

Doenças, paz, alegria,

 

Amor, abuso sexual,

Separação de casais,

Fofocas, ruindade,

Traição e tudo mais.

 

Então, seria melhor

A gente não usar isso,

Que traz para o corpo

Úlcera e faz o espírito

 

E alma ficarem tristes.

Então, só deseje paz,

Amor, gratidão e tudo

De bom. O que se faz

 

Aqui, aqui colhemos

Os frutos, e o perdão

É a melhor coisa que

Damos sim ao irmão.

 

“Quantas vezes devo

Perdoar meu irmão?”

“Até setenta vezes sete.”

Ora, pro nosso perdão,

 

Não estabelece limite.

Por que Querino?

Porque somos falhos

E vivemos sentindo

 

Ofensas que trazem

Ódio contra pessoas

Que eram amigas,

E uma citação à-toa

 

Faz com que o ódio

Use o coração triste,

A ponto de se irar

Contra a quem disse

 

Algo que lhe ultrajou.

Mas se deu um volta

Por cima e está feliz,

A melhor resposta

 

É deseja paz, amor,

Gratidão e felicidade,

Como queremos ser

Felizes, ter vontade

 

De ver outros felizes,

É o melhor da vida.

Já olvidei descasos,

E sou com D. Marisa  

 

Ditoso neste Planeta

Intitulado Terra,

Mormente no meu

Querido pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde nasci, cresci

E com a D. Marisa

Vivo ditoso até aqui.

 

Ora, devemos saber

Que ninguém já foi,

É e será igual a mim

Nem a você. Depois

 

Deste poema que

Eu escrevo você vai

Entender a vontade

Do Senhor Deus Pai.

 

Ora, Santa Teresa

De Calcutá, já falou

E deixou sim escrito

O que citar, eu vou:

 

“As pessoas boas

Merecem nosso amor.

As pessoas ruins

Precisam dele.” Estou

 

Cônscio que o Senhor

Vai sim te abençoar,

Quando você então,

Começar a perdoar.

 

Cada perdão será

Uma bênção para ti.

Quanto mais cruel

É a ofensa aqui,

 

Mais a bênção será

Maior para você.

Então, perdoe sim,

Para feliz aqui viver.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...