quinta-feira, 11 de maio de 2023

POR QUE NÃO HÁ MAIS HISTÓRIA DO BRASIL, MORMENTE NAS ESCOLAS?

 


 

Mário Querino 11/05/2023

Hoje, eu parei só para

Refletir um pouco.

Daí veio na cachola

Algo, coisa de louco:

 

As historias que eu

Ouvia e lia nos livros,

Perderam para mim

O verdadeiro sentido.

 

Pois quando Pedro

Álvaro Cabral chegou

No Brasil perdido,

Como notícia enviou

 

Ao rei de Portugal?

Na minha intuição,

Quem está perdido

Não sabe voltar não.

 

E como trouxeram

Mantimento para

Sobreviverem até

Se situasse? É clara

 

A História do Brasil,

Mas tenho dúvida,

Sem tirar o direito

Da estudiosa turma.

 

O que me deixa mais

Dúbio é essa gente

Que estava perdida

E fez carta inteligente

 

Relatando sim, algo

De bom que tinha

Nesta terra onde eu

Nasci, cresci e minha

 

Vida é coçar a cabeça,

Tentando entender,

Como esses perdidos

Voltaram com prazer

 

A fim de relatar tudo

Que viram nesta terra,

Onde faz parte o meu

Amado pé de serra.

 

E outras histórias que

Eu estudei na infância,

Que hoje em dia, nem

Livros existem. Tantas

 

Viagens que eu já dei

Num percurso de 9 km,

Para aprender História

Do Brasil, e fico tonto

 

Procurando um livro

Para rever as figuras

Coloridas que havia

No tempo da Cultura,

 

Que o livro era tudo

Para um estudante.

Porém, hoje em dia,  

Tudo já fica distante.

 

E com a chegada sim

Do amigo celular,

Obviamente a gente

Nem gosta de estudar.

 

Pois quando quer sim

Algo é só solicitar:

“Google, o que é isso?”

O Google sem pensar

 

Objeta em segundo

Ou no piscar de olho.

Hoje em dia, não há

Mais não, menino tolo.

 

Só não sabe quem

Descobriu o Brasil,

Quem foi Tiradentes,

D. Pedro I, como surgiu

 

Sim a Independência

Do Brasil e onde foi

O grito da “Liberdade”

E algo vindo depois,

 

Dentro da História

Do Brasil. Para que

Eu estudei História

Do Brasil, se no viver

 

Chegam-me dúvidas?

Quer dizer, que eu

Estudei para agora

Julgar o coração meu?

 

Francamente, eu não

Acredito em perdido

Voltar sem uma ajuda

De quem é aparecido

 

E conhece o ambiente.

Por isso a História

Do Brasil desapareceu

Das nossas escolas.

 

Pois, eu sendo louco,

Tenho sim dúvidas,    

Imagina quem é sábio

E sempre estuda!

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A MINHA MÃE DIZIA: “O DONO DO CAVALO ANDA NA GARUPA”

    Mário Querino 07/05/2024 Ora, tem gente que Já se abusa com tudo Que existe no Planeta Terra sim, sobretudo   Dos insetos...