terça-feira, 23 de maio de 2023

QUEM PERGUNTA SEM NOÇÃO, NÃO DEVE IGNORAR A RESPOSTA

 


 

Mário Querino 23/05/2023


Ora, eu estava calmo,

Quer dizer, pensativo,

De repente aparece

Alguém e fica comigo.

 

Daí me faz perguntas

Sim, fora da realidade

Que vivo na Chácara

Santa Maria. Na idade

 

Que eu estou já tenho

Muito conhecimento

Na vida que me leva

Até o bom momento.

 

Ora, alguém para rir

Da minha cara, por ser

Caipira, quis de mim

Com deboche saber

 

Quantas línguas aqui

Eu falo. Daí eu objetei

Com muita convicção:

Ora, falar várias eu sei.

 

Daí então, alguém riu

Sim, olhando pra mim.

Após me pediu pra eu

Falar tintim por tintim

 

Ao menos seis línguas

Que é o normal saber

Em nosso amado país.

Daí eu disse: pra você

 

Falarei sim dez, certo?

Alguém olhou pra eu

E arregalou os olhos

E disse: “Senhor Deus!

 

Como um caipira sabe

Falar tantas línguas?

Dez línguas? Não é não,

Fácil se saber, e ainda

 

Sendo caipira, eu acho

Que seja coisa de Deus.”

Daí alguém mandou eu

Falar, e mandei meus

 

Mandamentos com fé,

Ledice e conhecimento:

Língua de porco, cavalo,

Vaca, bode, jumento,

 

Cadela, gato, periquito,

Tem a língua de cobra,

E pra não ir mais além

Cito a língua de sogra.

 

Ora, alguém ficou sim

Olhando-me com cara

De gente surpreendida,

E daí me falou: “Cara,

 

Você é o cara na língua,

Fala até língua de sogra,

Principalmente a língua

De veneno, a da cobra!

 

Nenhum linguístico fala

Como fala você na Terra,

Sobretudo neste seu

Admirável pé de serra

 

Intitulado Bananeiras,

Onde fica sua Chácara

Santa Maria. Eu não

Esperava esta graça

 

Que você usufrui aqui

Ao lado de D. Marisa,

Isto é coisa de Deus,

Pois as pessoas amigas

 

De Deus auferem sim

A Ciência e se inspira

Na Natureza com fé,

Ainda sendo caipira.”

 

Ora, quem pergunta

Quer saber, e não fica

Inquire sem resposta,

E a pessoa linguística

 

Carrega uma bagagem

Espetacular na Terra,

Sobretudo no Distrito,

Meu bom pé de serra.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...