sábado, 2 de dezembro de 2023

A RIQUEZA PODE TRAZER FRUSTRAÇÕES MAIS QUE A POBREZA

 


 

Mário Querino 

Ser feliz não carece

De muito dinheiro,

Só basta um sorriso

Pro mundo inteiro.

 

Dinheiro é apenas

Sombra para nós,

Porém, um sorriso  

Ouvindo sim a voz

 

Do Senhor Deus,

Ficará maravilhoso

O dia, e viveremos

Bem entre o povo.

 

Ora, não se iluda,

Achando a grana

A sua felicidade,

Muitos se enganam,

 

E até com razão.

Pois por ser pobre

Não é reconhecido

E somente nobres

 

Têm o direito de ser

Ditosos nesta vida.

Mas não é verdade,

Grana má adquirida

 

Causará frustação

E quer voltar a ser

Pobre, mas já tem

Receio de sofrer.  

 

Agora, eu pergunto:

O que tem a pessoa

Para cantar ditosa

E também na boa?

 

Vejo os pássaros

Que não têm nada,

Mas cantam felizes

Ao redor desta casa.

 

Ora, vejo as árvores

Que ainda sem água

E vivem dançando

Ao redor desta casa.

 

Também vejo aqui

A Varoa D. Marisa,

Que não tem grana,

Mas é feliz da vida,

 

Que dizer, eu acho,

Porque seu coração

É terra que ninguém

Anda, mas a visão

 

Que eu tenho nela

Não é igual alguém

Que diz bem assim

Pro marido que tem

 

E lhe pergunta sim:

“Fulana, tu me amas?”

E ela objeta ditosa

De lá de sua cama:

 

“É claro que te amo

De alma e coração,

Mas se bulir comigo,

Eu viro um cão.”

 

Quer dizer que, ela

É feliz sem dinheiro,

Porém, porque tem

Sim o tempo inteiro

 

Um bonito sorriso.

Amanhecer o dia

Ao lado de alguém

Sem paz e alegria

 

É o fim da azinhaga.

Ora, muito dinheiro  

Pode também tirar

Os companheiros

 

Que deram a mão

O tempo inteiro sim,

Mas agora, a grana

Tintim por tintim

 

Excluiu todos eles.

Então, muita grana

Não faz bem não,

Somente engana.

 

Ora, um senhor

Só vivia rezingando

Da sua pobreza,

E todo dia jogando,

 

Teve a boa sorte

De ser sorteado.

Então, pegou sim

O dinheiro animado,

 

Claro, alta quantia,

Mas ficou nervoso

Sem poder dormir

Com medo do povo,

 

Quer dizer, de gente

Sem compreensão.

Ora, o senhor botava

Debaixo do colchão,

 

E não se sentia bem,

Em todo lugar botou,

E não se sossegava,

Até que um dia falou:

 

“Ora, quando eu não

Tinha você dinheiro,

Eu comia e dormia

 Meu tempo inteiro,

 

E agora, não como

E nem durmo mais,

Você só veio roubar

Sim, a minha paz.

 

Então, vou fazer sim,

Um fogo e te jogar

Dentro, virarás cinza,

E em paz eu ficar.”

 

Então, a vida é sim

Repleta de ilusão,

E sem um sorriso

Termos vida de cão.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...