terça-feira, 19 de dezembro de 2023

ONDE FOI PARAR A FESTA NUPCIAL NOS DIAS DE HOJE?

 


 


Mário Querino & D. Marisa 19/12/2023 

Alguém perguntou:

“Por que não há mais

Festa de casamento,

Sobretudo de rapaz

 

E moça, como havia

Antes neste sertão,

No Civil e na Igreja?”

Porque uma União

 

Não é permitida por

Lei, sem ter a idade  

Exigida. Por isso raro

Acontece na cidade

 

E nas zonais rurais

Casamento na Igreja

Ou em um Cartório,

Nesta terra sertaneja.

 

Eu não queria não,

Objetar a pergunta,

Mas como o povo

Também já assunta,

 

Relato que a gente

Raramente assiste

Casamento na Igreja

E no Cartório. Triste,

 

Hoje vou comentar

Aqui, porque assim

Como vejo, observo

Tintim por tintim.

 

Eu não sei o motivo

De não ser na Igreja

E nem no Cartório.

Esse povo que veja

 

Que os casamentos

Sim, de jovens sem

Idade exigida pela

Lei que o país tem,

 

Não será permitido

A União no Cartório

E nem numa Igreja,

Isso já é sim notório.

 

Pois isso é um fato,

Não é coisa bolada

Por autor de livros

Ou poeta na amada

 

Terra titulada Brasil.

Vemos adolescentes

Não se casando não,

E têm filho presente,

 

Daí um e outros sim

Da Família ajudam

A edificar uma casa,

Simples, sem dúvida,

 

Mas dá para morar

E abrigar a Família

Com fé, paz e amor,

E levá-La pela trilha

 

Certa, mesmo sem

O amadurecimento,

Por isso não é fácil

Manter casamento.

 

Mas a derrota disso

Tudo é nossa Justiça

Moderna neste país.

Por que assim fica?

 

Porque um cara luta

Ao lado de seu pai

Para fazer uma casa,

E de repente ele sai

 

Sem direto de ficar

Mais 300 metros

Perto de sua casa.

Alguém acha certo?

 

Enquanto, ela tem

Pensão do marido

Que vai lhe pagar

Todo mês impelido.

 

Ora, se essa mulher

Deixasse o marido

E o outro assumisse

O custo, o preferido

 

Dela tinha até razão,

E a Justiça era certa,

Ficar junto, ninguém  

É obrigado, o Poeta

 

Vê assim. Mas assim,

A mulher fica tendo

Filhos sim de outros

E segue recebendo

 

Pensão para curtir

No Planeta Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra.

 

Ora, o Governo dá

Auxilio, os maridos

As pensões e o cara

Que tem assumido

 

A responsabilidade,

Acha que vai ralar,

Se o Governo cuida

Bem, ele precisará

 

De labor no Planeta

Intitulado Terra,

Mormente aqui

No meu pé de serra?

 

É um dos motivos

De não haver mais

Casamentos firmes

Nas zonas rurais,

 

Principalmente por

Lá nas cidades.

A noiva precisava

Ter 21 anos de idade

 

Para poder se casar

No tempo da minha

Infância no Distrito.

Minha esposa tinha

 

22 anos de idade

Quando fui colocar

Os papeis nupciais,

Seu pai foi levá-la

 

Por ser responsável

E mostrar que daria

Uma Varoa pra mim

A partir desse dia.

 

Ora, o casamento

Foi no Cartório sim,

E a Festa foi na casa

Da noiva até o fim.

 

Mas após uns anos

Casados civilmente,

Por nossa conta

Fomos contentes

 

Nos casar na Igreja,

Obviamente Católica.

É assim que Jesus

Cristo sempre gosta.

 

Hoje, uma mocinha

Se junta com 15 anos,

Quando está com 18,

No cantinho baiano,

 

Já está com outro

Marido, não é mais

Novidade nas cidades

E nas zonas rurais.

 

Ora, não estou não,

Jogando pedra aqui

Em alguém, é livre,

Eu somente rebati

 

Alguém que inquiriu

Por que não há mais

Festa de casamento,

Sobretudo de rapaz.

 

Daí a mulher fica

Acessando o celular

Por não ter mais

Expectativa de amar.

 

Por isso o Planeta

Intitulado Terra,

Sobretudo o meu

Querido pé de serra

 

Não há mais ledice

Entre os casamentos

Sem romantismo,

Paixão e sentimento.

 

Nulificam o sentido

Da vida conjugal,

O sexo é livre como

É na vida de animal,

 

Ou pior, pois animal

Só pratica no cio,

E o ser humano faz

Por prazer, sem brio.    

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...