domingo, 3 de dezembro de 2023

EM QUAL PLANETA HÁ DIREITOS SEM DEVERES?

 

Mário Querino 03/12/2023


Ora, não estou aqui

À busca dos direitos,

E sim, dos deveres.

Por que desse jeito?

 

Porque se procurar

Os meus direitos,

Vou perder tempo

E viver insatisfeito.

 

Crendo nos deveres,

Viverei bem melhor,

E tenho o dever sim,

De manter ao redor

 

Deste meu espaço,

Inteireza, respeito,

Moral, ética, caráter

E ainda dar o direito

 

Pra outro feliz viver

Do jeito que gosta.

Ora, agindo assim,

Deus abre a porta

 

Do Céu sim e libera

Bênção prometida,

Tanto para mim

Quanto pra D. Marisa.

 

De fato, assumindo

Os deveres na Terra,

Ninguém me tirará

Neste pé de serra.

 

Os humanos, peixes,

Insetos, aves, animais

Répteis e também

Todos os vegetais

 

Têm sim, o direito

De algo nesta Terra,

Sobretudo no meu

Amado pé de serra,

 

E também devem  

Seu dever assumir,

Mas eu já vejo que,

Homens criam aqui

 

O direito da criança,

Adolescente e idoso,

E não deram deveres.

Então, entre o povo

 

Criança e adolescente

Não querem estudar,

Não têm direito não,

De ainda trabalhar,

 

E deveria ser dever

Pra quem não gosta

De Escola. Ora, o país

Abre sim uma porta

 

E Satanás entra sim,

Na boa usa criança

E adolescente para

Tirar sua esperança.

 

Os ternos criadores

De leis ficam tempo

Brigando na Câmara,

Dando mau exemplo

 

A quem ouve rádio,

Assiste televisão,

Acessa Internet,

E lê jornal, mas não

 

Entende o por quê

Do país está assim,

Cada dia que passa

Tudo fica mais ruim.

 

Agora, eu pergunto:

Em que terra existe

Direito sem dever?

O futuro será triste,

 

Queira ou não, será,

É melhor aceitar sim,

Como ele será aqui,

Claro, bom ou ruim.

Qual o direito sim,

De um idoso? Pegar

A frente de quem

Desde cedo já está

 

Na porta ansioso

Para ser atendido?

Obviamente, não é

Assim não, ó amigo.

 

Se não pode esperar

30 minutos para ser

Atendido na Entidade,

Por que pode viver

 

8 horas debaixo de sol

Ou chuva para ganhar

Grana honestamente

Sem de nada rezingar?

 

Se podemos passar

8 horas trabalhando,

Também vamos ter

Paciência quando

 

Esperamos ganhar

O bom pagamento.

Idoso que não passa

Na frente é exemplo

 

Sim de bom cidadão.

Ora, está doente,

Pede para um amigo

Ou para um parente  

 

De confiança pra ir

Encarar uma fila lá.

A grana da passagem

Pega e pro amigo dar,

 

Acho melhor do que

Ir pra uma fila e ficar

O tempo em pé sem

Ter aonde se sentar.

 

Então é complexo,

Controlar gente,

Se não fosse louco,

Seria impertinente.

 

Então a loucura pra

Mim vale mais

Do que a inteligência

Dos homens normais

 

Que criam direitos

E esquecem deveres.

Mas é assim mesmo,

É coisa desses seres

 

Vivos que se acham

Normais, inteligentes,

Sabidos e tudo que  

Envergonha gente

 

Que se acha louco

Na face desta Terra,

Ao lado de D. Marisa

No bom pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde fico todo dia

Fazendo o melhor

Na Chácara Santa Maria.

 

Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...