quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

QUAL PROCESSO SERÁ MELHOR? SER COMIDO PELO CHÃO, ÁGUA, CAL, FOGO OU POR ANIMAIS?

 


 

Mário Querino 28/12/2023

Ora, reconheço que

Tem muita gente

Capacitada no falar,

E no agir. É inteligente

 

A pessoa que estuda,

Seja na Área da Ciência,

Tecnologia ou Religião,

Expõe sim, inteligência

 

E bastante sabedoria.

Mas uma coisa eu digo:

Tudo isso é transitório,

Nada disso é garantido

 

Para um final ditoso.

O que poderá fazer

O Cientista velhinho?

Que destreza pode ter

 

Um bom Técnico com

Idade avançada aqui

No Planeta Terra?

Onde Teólogo pode ir,

 

Quando suas forças

Chegarem ao fim?

Então, eu chegando

Minha velhice assim,  

 

Sem ser um Cientista,

Sem ser um Técnico

E sem ser um religioso

Que já anda esperto

 

Para sempre ganhar

Muita grana, se achar

O mais feliz e o dono

Do Céu, pra mim está

 

Muito boa a minha

Passagem pela Terra,

Mormente no Distrito

Meu bom pé de serra

 

Titulado Bananeiras,

Onde eu nasci, cresci

E estou indo bem sim,

Com a Mulher que vi

 

Na minha mocidade

E com ela me casei,

E entre altos e baixos

Amei, amo e amarei

 

Independentemente

Do que me acontecer,

Porque o que me faz  

D. Marisa neste viver,

 

Devo reconhecer sim.

“Pão comido é esquecido.”

Essa ideia não carrego

Nem carregarei comigo.

 

Me acho um cara feliz,

Porque para onde vai

O Cientista, o Técnico

E o Teólogo, sou capaz

 

De ir também quando

Chegar a hora melhor.

Que hora, ó Querino?

Ora, de retornar ao Pó.

 

Claro, muitos já foram

Comidos pela cal,

Muitos já viram cinza,

E outros por animal

 

Já foram sim comidos.

Então, quero virar pó,

Como Deus determina,

Pois assim será melhor.

 

Então no final do labor,

O corpo voltará ao Pó,

A Ciência, a Tecnologia

E Religião não terão dó

 

Do Cientista, do Técnico

Nem do melhor Teólogo.

Então, o melhor é fazer

O bem, e façamos logo,

 

Antes de ser sim, tarde

Demais. Porque o final

De tudo isso será sim

Sem dúvida, tudo igual.

 

Alguém pode inquirir:

“E o que será melhor,

Ser comido pela cal

Ou no Chão virar pó?”    

 

A inquire é inteligente,

Vem de alguém sabido

Contudo, o que eu

Devo dizer ao amigo?

 

Ora, simplesmente só

Isso, para não deixar

Sem revide o indago:

Você pode sim indagar,

 

Mas a pergunta deve

Ser direcionada para

Quem já passou pelo

Processo. Sou um cara

 

Que nunca fui comido

Por cal nem pelo Chão,

Por isso não sou eu

Quem objeta, irmão,

 

O inteligente indago.

Ora, quando eu morrer

E passar pelo processo

Eu venho então dizer.

 

Daí então, alguém fez

Uma careta para mim,

Após falou meneando

A cabeça, bem assim:

 

“Você enlouqueceu,

Ó cara? Fique por lá,

Nada venha me dizer,

Deixe eu neste lugar

 

Em paz e sossegado!”

Ora, como posso falar

Que uma coisa é boa

Ou ruim sem provar?

 

Assim, eu ouço e vejo

Alguns dizerem, que

O Céu é lindo, é lugar

Rico e de muito lazer,

 

Mas nunca foram nem

Querem ir para o Céu.

Não é algo entranho?

Ora, eu sou tabaréu,

 

E moro numa chácara

Titulada Santa Maria,

Com uma boa Mulher,

Que me ama todo dia,

 

Ouço pregador dizer

Que o Céu é um lugar

Rico, bonito e de paz,

Mas não quer ir pra Lá,

 

Só irá na última causa,

Quer dizer, quando já

Não prestar para nada

Na Terra, é pra pensar  

 

Numa história dessa.

Então, não posso dizer

Se será melhor a cal

Ou a Terra me comer.

 

Mas fiques esperando

Eu morrer e passar

Por esse processo,

Daí eu venho lhe falar.

 

Ora, alguém arregalou

Os olhos pro meu lado

E disse: “Não cara, me

Deixe aqui sossegado!”  

 

Então a vida é assim,

Tudo que a gente faz,

Não terá sentido não,

Quando a gente vai

 

Para uma catacumba.

Se o Cientista, o Técnico

E o Teólogo se acharem

Melhores que eu, certo,

 

Têm o seu direto aqui,

Porém, serão tornados

Pó, cinza ou em fezes,

Caso sejam devorados

 

Por algum animal sim.

Por isso eu vivo bem

Na Chácara Santa Maria

Usando enxada também.

 

Essa ferramenta pode

Ser usada para enterrar

O Cientista, o Técnico

E o Teólogo. Duvidará?

 

Então, ninguém será

Melhor do que eu não,

Sobre a face do Planeta

Intitulado sim, Chão.

 

Essa pergunta é sim,

Muito inteligente,

Sabida e bem curiosa,

Porém, francamente,

 

Só posso responder

Quando eu passar sim

Pela morte que, sem

Dúvida, já visa a mim.

 

Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMO A D. MARISA, MAS NÃO ME GLORIO, POR QUE A VIDA DÁ SIM, MUITAS VOLTAS NA TERRA

    Mário Querino 09/05/2024 Já depois das 4 horas, Eu abri a janela sim, E vi as árvores sendo Tintim por tintim   Avivadas...