sábado, 26 de maio de 2018

POETA MÁRIO QUERINO SONHOU SOLTANDO UM BURRO QUE CONDUZIA UM SECRETÁRIO E FICOU PRESO EM AMARES ÁSPEROS DE UMA CERCA AO LADO DO RIO AIPIM DO DISTRITO DE BANANEIRAS

Poeta Mário Querino 26/05/2018



Ontem me deitei cedo,
Dormi tranquilamente.
Às 2 horas e 40 minutos
Me acordei contente,


Após me levantei e orei.
Como era madrugada,
Voltei à cama e dormi
De cachola sossegada.


Mas durante meu sono
Sonhei algo essencial,
Que chama a atenção
De todo este pessoal.


Ora, nesta madrugada
Eu dormia na cama sim,
Com a D. Maria José,
Claro, ao lado de mim.


Daí sonhei que estava
Pintando a casa de meu
Filho Alejandro Cis,
Mas parei o labor seu


Pois era tarde da noite,
A rua estava no silêncio
Que me veio um medo
Sim, naquele momento.


Mas estava tudo claro,
Como se o sol raiasse.
Porém a solidão existia
Para que eu pensasse


Na minha vida sem ter
Um amigo do meu lado.
Pois, quem sou eu aqui
Com um viver isolado?


Daí fui ao Colégio e vi
Muita gente no portão,
Claro, esperando abrir,
A chave não estava não,


Comigo nesse momento,
Porque tinham levado
À cidade de Pindobaçu,
E chegaram atrasados


Para abrir esse portão.
Como está tudo parado,
Vieram de cavalo trazê-la
Daí chegaram atrasados.


No Colégio havia sim,
Um movimento novo,
Muita coisa vi no Pátio,
Para dar ao nosso povo.


No decorrer do sonho,
Cheguei no Rio Aipim,
E tinha umas mulheres
Que tintim por tintim


Lavavam roupa, pratos
E panelas. Daí chegou
Um Secretário Municipal
Num Burro que ficou  


Prendido nos arames
De uma cerca ao lado
Do Rio Aipim. Claro, ele
Forçava o burro pegado


Pelos arames, mas não
Se soltou esse animal.
Então, desceu e foi até
Aonde estava o pessoal


Lavando roupa, pratos
E panelas. O Secretário
Ficou com medo de ficar
Ali naquele horário.


Daí pegou umas panelas
E pôs na cabeça, envolta
Do rosto e nos ombros,
E virou as suas costas


Para a ponte onde eu
Estava observando tudo.
Então uma amiga minha
Falou: “Soltarei o burro,


Porque esse senhor fez
Um favor para mim,
Que eu agradeço a Jesus,
E agradecerei até o fim.”


Então eu lhe perguntei:
Ele é seu amigo, amiga?
Ela respondeu assim:
“É sim. Ele também lida


Como Secretário... Acho
Uma pessoa importante,
É um homem de Deus.”
Daí eu falei: Vá avante,


Eu também vou contigo.
Se ele é o teu amigo,
Também é amigo meu,
E você conte comigo.


O burro estava parado
Com os pés presos sim.
Eram ásperos os arames,
Eles podiam ferir a mim


E a minha grande amiga.
Quando me aproximei
Do burro ao lado dela,
Num dos amares peguei


E ela pegou em outro,
Daí puxei bem devagar
Para não ferir o burro,
Que de volta iria levar


O Secretário amigo
Da minha grande amiga,
E também conterrânea.
Foi árdua a nossa lida,


Contudo, valeu a pena
Fazer o bem ao amigo
Da minha grande amiga,
Que contou comigo.


Este sonho nos dá sim,
A entender que precisa
Uns ajudar os outros
Nos problemas da vida.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO DEUS QUER, TUDO MUDA SIM, PARA MELHOR

Hoje à noite, eu já   Pensando em você, Digo sim, que Deus Tem todo poder   Para te fazer bem Na vida nesta Terra, Mormente no...