sábado, 30 de setembro de 2023

É BOM SABER QUE ESTUDO NÃO É EDUCAÇÃO, ESTUDO VEM DE ESCOLA E EDUCAÇÃO DE BERÇO

 


 

Mário Querino 30/09/2023

Alguém inquiriu sim:

“Qual diferença entre

Estudo e Educação?

O que pra essa gente

 

Eu redargui cônscio,

Sem fugir desse fato?

Simplesmente isso:

Estudo toma espaço

 

Do encéfalo humano,

Mas a Educação vem

De berço, assim dizia

Minha mãe também.

 

Eu já sendo Teólogo,

Não preveniria ser

Um cara mal educado,

Caso tivesse o poder

 

Da selvajaria em mim.

Se eu não fosse não,

Um Teólogo, eu seria

O mesmo, a Educação

 

Que eu ganhei não

Veio somente depois  

Da minha Faculdade,

Pois o Curso só foi

 

Permitido para mim,

Depois dos meus 50

Anos de vida. Então,

Gente agora pensa

 

Que eu só mudei sim

Meu procedimento

Depois desse Estudo,

Mas de pensamento

 

Puro, eu já confesso

Que nunca fui não,

Mal educado, ainda

Passando por aflição,

 

Não demonstrei não,

Falta de boa conduta.

Ora, foi muito grande

A minha árdua luta

 

Contra essa loucura,

Que trouxe na vida

Deste cara, prejuízo,

Se não fosse D. Marisa,

 

Mulher que adentrou

Por amor e muita fé

De salvar minha vida,

Minha mãe, D. Dedé,

 

Teria sofrido muito

Por causa minha sim.

Pois nem eu e nem

Ninguém via em mim

 

Alguma expectativa

De eu regressar aqui

Como cara normal,

Pelo que eu já sofri.

 

Mas, dento do viver

Consciente, não fui

Mal educado não.

Hoje, a mente já frui

 

De uma consciência

Bem estudada sem

Olvidar a Educação

Que auferi também

 

Numa rede de bebê,

Pois nessa época não

Tinha berço pra mim,

Por ser um pobretão.

 

Porém, ainda assim,

Ganhei a Educação

Que Escola nenhuma

É capaz de dar não.

 

Por isso hoje eu digo:

O Estudo faz a gente

Ser um cara sabido,

Mas não inteligente.

 

O cara é controlado,

Mas nunca vai ser

Educado. Se se achar

Insultado, o povo vê

 

A falta da Educação.

Por ser um estudado,

Sabido e inteligente,

Porém, mal educado.

 

O Diploma só é sim,

A prova de um Curso,

Que alguém concluiu,

É apenas um tributo  

 

Que a Escola, Colégio

Ou a Faculdade dá

Pra ser apresentado

Onde vai trabalhar.

 

Pois ainda que tenha

Cara com mais saber,

Se não tiver Diploma,

Essa vaga vai perder.

 

Por exemplo: Existe

Motorista que é fera

No volante, contudo,

Guarda não considera

 

O seu conhecimento,

Se não apresentar

A sua boa habilitação,

Para ele comprovar

 

Que é um Motorista.

Porém, vem outro,

Sem conhecimento,

Dirigindo feito louco,

 

O Guarda deixa seguir,

Porém, lá na frente

O cara causa grande

E bárbaro acidente.

 

Por que? Por te sim,

Habilitação, porém,

Era um mal educado,

Assim, na Terra tem.

 

Por isso não vamos

Confundir Educação

Com Estudo, por que

Entre a nossa Nação

 

O que tem de Doutor

Na Câmara Legislativa,

Federal, Estadual

E Municipal, que briga

 

Por falta de Educação,

Não está no Gibi.

Então, Estudo não é

Educação, isso aprendi.

 

Jesus Cristo não era

Um jovem estudado,

E todo mundo achava

Ele um Cara educado.

 

Até na hora em que

Ele entrou no Templo

E expulsou o povo,

Nesse vil momento,

 

Ninguém O achou

Um Cara mal educado,

E sim, de Autoridade,

E Ele não era formado.

 

Mário Querino – Poeta de Deus   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TEM GENTE QUE QUER SABER DE TUDO, NÃO PRA AJUDAR, E SIM, PARA FOFOCAR

  Mário Querino 08/05/2024 Alguém perguntou Para um amigo sim: “Quantas mulheres Tens? Fala pra mim.”   O amigo já receado ...