sábado, 28 de abril de 2018

COMO UMA EMPRESA PODE FUNCIONAR BEM, SE NÃO ACATA OPINIÃO DE NINGUÉM?

Poeta Mário Querino 28/04/2018



Nesta madrugada sonhei
Que eu trabalhava contente
Numa grande firma, sei,
É parte da minha mente.


Mas nessa grande firma
Tudo andava muito bem,
Pois o dono dizia: “Siga
Esse algoritmo também.


Porque esta firma precisa
De opinião de todos sim.
Como todos tem na vida
Suas ideias boas ou ruins,


Claro, devem ser ouvidas,
Analisadas e separadas.
E as mais bem-sucedidas
Devem sim ser praticadas.


Um chefe então indagou:
“Como eu saber a opinião
De todos que eu estou
Chefiando ou na direção?”


O dono muito inteligente,
Sabido, humilde e educado,
Respondeu simplesmente:
“Reúna meus empregados


Procure saber o que fazer
Para melhorar a empresa.
Então o senhor vai saber
A ideia deles, com certeza.


É claro, deve ter um ativo
Para anotar tudo isso
Que for então ali ouvido,
O senhor pega o escrito


Analisa tintim por tintim
E usa a opinião melhor.
É óbvio, fazendo assim,
Esta firma evitará o pior.”


Mas conheço chefe sim,
Que não quer opinião,
Boa nem tampouco ruim
De nenhum peão.


Conheço chefe que disse
Para líder de bom atalho
Que ficou muito triste:
“Cada macaco no seu galho.”  


Porém, a empresa ficou
De fato, sem criatividade,
E o que havia continuou
Na mesma inabilidade.


Eu já ouvi um comentário
Que me trouxe alegria
E achei extraordinário,
Por isso relato neste dia.


Então numa empresa
De muitos empregados,
Havia um, com certeza
Num cargo já rejeitado


Por muitos da empresa.
Mas um dia a máquina
Quebra e com certeza
Seu Técnico não se acha


Presente, pois precisou
Sair e iria demorar sim,
E o chefe se preocupou,
Mas indagou bem assim:


“Algum entre vocês sabe
Mexer nesta máquina?”
Um dizia: “Não.” Outro: “Cabe
Ao Técnico.” Outro sem graça


Falou: “Eu nem conheço...”
Mas o de cargo rejeitado,
Disse: “Sei que não mereço,
Porém, eu sou capacitado


Para fazer esse trabalho.”
Daí o chefe determinou,
E o cara seguiu o atalho,
Entre minutos funcionou


A máquina que era sim,
Para o chefe problema.
Então o chefe disse assim:
“Meu caro amigo, entenda,


Por que você não falou
Que sabia fazer tudo isso?
Agora, certamente eu vou
Lhe promover.” Então isso


Me faz chorar de ledice.
Mas tem chefe que diz:
“Sou eu quem mando.” Tolice,
Não é humildade e é infeliz.


Daí então eu me acordei,
Achando que estava no Colégio.
O meu telhado contemplei
E disse:  Deus, que privilégio...!  


Mário Querino – Poeta de Deus  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUANDO DEUS QUER, TUDO MUDA SIM, PARA MELHOR

Hoje à noite, eu já   Pensando em você, Digo sim, que Deus Tem todo poder   Para te fazer bem Na vida nesta Terra, Mormente no...