sábado, 14 de abril de 2018

POR QUE SER TÃO DEDICADO AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, AINDA SABENDO QUE MUITOS TIRAM PROVEITO PRÓPRIO?

Poeta Mário Querino 14/04/2018



Alguém perguntou assim:
“Por que você se dedica
Assim no trabalho público,
Enquanto os outros ficam


Tranquilos sem se importar,
E muitos até tiram proveito
De mateiras que os órgãos
Têm, pedido pelo Prefeito?”


Falei: Na minha concepção,
Eu devo dar o melhor sim,
Num setor público onde eu
Fico horas, tintim por tintim


Fazendo meu bom trabalho.
Pois, além de servir a mim,
Minha família e aos amigos,
Esse setor bonito fica sim.


Muitas vezes eu já investi
Recursos próprios para eu
Ver a coisa ficar elegante,
E os conterrâneos meus


Seguir esse bom exemplo.
Não pego nada dum setor
Público para usar em casa.
Quando escrevendo estou


E minha caneta seca a tinta,
Peço sim uma emprestada
Na secretária, porém, após
Devolvo, não levo para casa.


Porque eu ganho um salário
Em troca de um mês de lida.
E se eu desviar uma caneta
Publica, os amigos e amigas


Que estão ali estudando,
Ao perder a sua caneta,
Vão à secretária pedir outra,
A Diretora coça a cabeça


Quando procura e não acha.
Daí faz alguns comentários:
“Tinha várias canetas aqui,
Quem sabe, um funcionário


Pegou e não me falou nada
Para eu então repor;
Esta turma é um caso sério,
Pega tudo.” E quem ficou


Nesse prejuízo se alguém
Roubou as canetas?
Ora, meu neto, seus filhos
E quem vai fazer as letras


Formando as palavras sim.
Aluno inteligente registra:
“Na secretária não há não,
Caneta, servidor que fica


Neste estabelecimento,
Carregou para a sua casa.
Isso é falta de vergonha,
Agora ficamos sem nada.


Meus pais não podem dar,
Pois ganha só Bolsa Família,
E tenho muitos irmãos.
Esse tal de servidor trilha


Nesta entidade todo dia,
Ganha grana pelo que faz,
E ainda rouba sem precisar
Desses nossos matareis.”


Claro, o menino tem razão,
Pois o Prefeito mandou
Tudo para ele e os colegas
Usarem com júbilo e amor.


E o tal de servidor, além
De ganhar o seu dinheiro
Pelo pouco que ele faz,
Carrega... O tempo inteiro


Como se fosse do próprio.
Sou com o menino sabido,
Pois um funcionário deve
Ser um excelente amigo


Dos órgãos públicos, onde
Ganha o seu salário sem
Fazer nada forçado e fica
Sim à vontade também.


Mário Querino – Poeta de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE EU MORRER, EU NÃO QUERO NÃO, MAIS NADA DAQUI

    Mário Querino 22/04/2024 Eu já observando sim Algo na Internet, quis Escrever sobre este Texto que já me diz:   “Algumas ...